Indústria Produção industrial em Portugal regista terceira maior subida da UE

Produção industrial em Portugal regista terceira maior subida da UE

A produção das fábricas portuguesas cresceu 1% em Maio face ao mês anterior, o que compara com uma média negativa na Zona Euro (-0,4%) e na União Europeia (-0,3%). Face ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial em Portugal cresceu 3,2%.
Produção industrial em Portugal regista terceira maior subida da UE
Bloomberg
Rita Faria 14 de julho de 2015 às 11:40

A produção industrial em Portugal registou a terceira maior subida entre os 28 países da União Europeia no mês de Maio. Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 14 de Julho, pelo Eurostat, a produção das fábricas portuguesas cresceu 1% em Maio face ao mês anterior. Um desempenho superado apenas pela Croácia e pela Lituânia, que registaram avanços de 2,6% e 1,7%, respectivamente.

Portugal contrariou, assim, a tendência da Zona Euro, onde a produção industrial caiu, em média, 0,4% em Maio face ao mês anterior, e da União Europeia, onde a produção diminuiu 0,3% no mesmo período. Estes valores justificam-se, sobretudo, pela queda da produção de energia, que decresceu 3,2% na Zona Euro e 1,2% na União Europeia.

A maiores quedas foram registadas na Irlanda (-6,9%), nos Países Baixos (-5,7%) e na Grécia (-5,1%).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial em Portugal cresceu 3,2% em Maio. Também aqui o desempenho da indústria portuguesa supera a média da Zona Euro e da União Europeia, onde a produção cresceu 1,6% e 2%, respectivamente.

As maiores subidas foram registadas em Malta (9,5%), na Letónia (6,5%) e na Hungria (6,2%), e as maiores descidas nos Países baixos (-7,4%), Finlândia (-5,1%) e Irlanda (-5%). 




pub