Indústria Sonae Indústria aumenta lucro operacional para 29 milhões

Sonae Indústria aumenta lucro operacional para 29 milhões

A empresa da Maia melhorou em todos os indicadores em 2015 e aproximou-se mais da meta que vem prosseguindo há anos: registar resultados líquidos positivos. O grupo está agora a investir no Canadá.
Sonae Indústria aumenta lucro operacional para 29 milhões
Egídio Santos/Correio da Manhã
Alexandra Noronha 18 de Fevereiro de 2016 às 22:35

A Sonae Indústria continua a recuperar e em 2015 atingiu lucros operacionais de 29 milhões de euros, um aumento de 64% face a 2014. Em comunicado à CMVM, o grupo industrial adiantou que o resultado líquido das operações continuadas (o grupo tem vendido várias unidades) é de 16 milhões de euros negativos, uma melhoria de 61% em relação ao ano anterior.


"A margem EBITDA recorrente atingiu 10,4%, mais 1 ponto percentual face a 2014, correspondendo ao melhor registo desde 2007. Este desempenho aproxima-nos do objectivo de alcançar resultados líquidos consolidados positivos", referiu o CEO da empresa, Rui Correia.

Para atingir esta meta, a Sonae tem que recuperar dos prejuízos de 36 milhões que registou no ano passado neste indicador, mas que já são melhores em 69% face a 2014. O EBITDA recorrente aumentou 12% para 107 milhões de euros.


O volume de negócios consolidado das operações continuadas da empresa foi de 1.027 milhões de euros, em 2015, "uma subida de 1,3% face ao ano anterior, numa base comparável. Este desempenho é o resultado das melhorias registadas nos preços médios de venda, resultante das melhorias obtidas no mix de vendas, com uma subida da parcela de produtos de valor acrescentado", adiantou a sociedade da Maia.


Em 2015, o grupo continuou a reestruturação que tem vindo a levar a cabo. "A Sonae Indústria prosseguiu com a optimização da estrutura de custos fixos e a adaptação das estruturas de apoio à actividade industrial, alcançando uma redução nos custos fixos totais de 4,4 milhões de euros nas operações continuadas, em comparação com o ano anterior", salienta o mesmo comunicado. A empresa vendeu fábricas em França e Espanha.


Mais recentemente, a Sonae anunciou uma parceria estratégica com a Arauco, "envolvendo as nossas operações na Europa e África do Sul, e a conclusão do plano de optimização da nossa presença industrial", recordou Rui Correia.


O grupo investiu 22 milhões de euros em 2015, em manutenção e implementação de melhorias, e aplicou 7,7 milhões de euros (de um total de 11 milhões) na unidade industrial de Lac-Megántic, no Canadá, para o aumento de capacidade de produção de revestimento a papel melamínico.


A dívida líquida desceu 13 milhões de euros, atingindo os 570 milhões de euros, referiu a empresa no mesmo documento.




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado pdpsousa 18.02.2016

A casa mãe, SONAE SGPS em breve nos 1,25 € ! Vai disparar como uma flecha ! Está a preços de saldos !

comentários mais recentes
Anónimo 19.02.2016

A recuperar. o objetivo que todos nós acionistas pretendemos! FORÇA SONAES.

Anónimo 18.02.2016

Sonae Industria. Se tens ações da Sonae Industria e pretendes fazer parte de uma associação que tenha uma maioria qualificada e que defenda os interesses dos pequenos acionistas numa AG assim como auditar ações financeiras envia um Email para: grupoacionistasoni@gmail.com

Anónimo 18.02.2016

Oh pdp, fiat na virgem. Deves ser budista ou filho do belmiro.

Anónimo 18.02.2016

Oh pdp, fiat na virgem. Deves ser budista ou filho do belmiro.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub