O Negócios A história do que mudou em Portugal resumida em 15 gráficos

A história do que mudou em Portugal resumida em 15 gráficos

15 anos, 15 gráficos. É desta forma que contamos o que se passou em Portugal nos últimos anos. Neste período, o país viveu uma das maiores crises económicas das últimas décadas que ficou para trás, mas deixou marcas profundas. As contas públicas mexeram muito nestes 15 anos. Depois de atingir défices orçamentais de dois dígitos e uma dívida pública de 130% do PIB, o país conseguiu endireitar a trajectória. A esperança de vida subiu e os portugueses estão muito mais qualificados.
A história do que mudou em Portugal resumida em 15 gráficos
Negócios 30 de maio de 2018 às 15:00
O país passou por muito e também mudou, mas menos do que aquilo por que passou. A grande recessão abalou os alicerces da economia e do Estado social, mas não de forma irremediável e, a pouco e pouco, as coisas vão regressando ao que eram antes da hecatombe provocada pela crise financeira.

A economia voltou a níveis de crescimento só vistos no século anterior, enquanto o desemprego caiu a pique, mas mantendo-se, ainda assim, longe do quase pleno emprego dos anos 90.

O sector da construção voltou à superfície depois de uma década a afundar, mas o que verdadeiramente mudou na economia foi o peso do turismo, com efeitos por toda a economia. Os preços das casas dispararam, impulsionados pelo alojamento local a turistas, pelo investimento estrangeiro e pelo regresso em força do crédito hipotecário.






pub