TDT Fiquei sem televisão. E agora?
TDT

Fiquei sem televisão. E agora?

Fórum Televisão Digital Terrestre
Negócios 27 de Abril de 2012 às 09:01
Moro em Queluz, tenho uma antena interior que recebe perfeitamente o sinal analógico. Comprei um descodificador TDT e não obtenho sinal nenhum que permita, sequer, configurar o aparelho. Já experimentei com uma antena exterior de um vizinho e aí já há sinal, apesar de cheio de paragens e com uma imagem borrada. Será que para TDT não posso usar uma antena interior? Além do descodificador ainda tenho de mandar pôr uma antena no telhado?

Na TDT, as antenas interiores são desaconselháveis. A maior parte das vezes não funcionam. E a única alternativa nesses casos é colocar uma antena exterior UHF.

Os descodificadores custam todos o mesmo? Qual comprar? E onde posso comprar?

Os descodificadores têm preços diferenciados, depende do fornecedor e das funcionalidades. Os descodificadores mais simples têm preços desde 24 euros. A Deco tem no seu "site" uma lista de caixas existentes no mercado e onde podem ser adquiridas. Os descodificadores podem ser comprados em lojas que vendam electrónica de consumo, quer sejam grande superfície quer sejam lojas de comércio tradicional. Há também descodificadores à venda nas estações de correios dos CTT e a PT vende caixas para os seus clientes. Não é pois possível aconselhar a compra de um determinado descodificador, pois depende da disponibilidade financeira que tenha e das funcionalidades que queira. E, ainda, da quantidade de caixas que precisa. É que por cada televisor tem de ter um descodificador.

Até agora tinha televisão através de um operador de cabo. Mas vou deixar de ter o serviço. O que devo fazer para continuar a ter televisão?

Depois de desligar a oferta paga, terá de verificar se o seu televisor recebe o sinal digital, através da norma mpeg4/H264. Se receber e tiver antena UHF, não tem de se preocupar com mais nada, isto se estiver numa zona de cobertura TDT. Caso não tenho o televisor adaptado, tem de comprar um descodificador. Se estiver numa zona satélite, tem de comprar descodificador à PT e uma antena parabólica. Por isso, o melhor é primeiro verificar qual a cobertura que tem: se TDT ou satélite. E pode fazê-lo através do "site" tdt.telecom.pt ou 800200838. Depois seguir os procedimentos.

Os apoios à TDT são para quê e quem pode pedi-los?

A comparticipação a equipamento TDT destina-se apenas aos cidadãos com necessidades especiais com grau de deficiência igual ou superior a 60%; a famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI); e a reformados com rendimento inferior a 500 euros/mês. O lar em causa não pode ter serviço de televisão paga. A comparticipação é de 50% do valor do descodificador (e só para o descodificador), até a um máximo de 22 euros. Mais recentemente surgiu também a comparticipação à instalação para pessoas com mais de 65 anos que estejam em risco de isolamento social. Esta situação tem de ser aferida pela Segurança Social, para que esse lar possa recorrer ao apoio de 61 euros. Este apoio visa ajudar a pagar antenas ou instalações de infra-estruturas que sejam necessárias para esses casos. E acresce ao apoio para o descodificador.

Aparece-me uma mensagem no televisor a dizer que fiquei sem televisão. E agora?

Agora tem de fazer a adaptação para que possa voltar a ver os quatro canais. O primeiro passo é verificar no "site" tdt.telecom.pt ou pelo telefone 800200838 qual a cobertura e o procedimento adequado.



A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado João Luís Gomes 27.04.2012

Parafraseando o 'nosso' Fernando Pessa, já desaparecido mas sempre actual, é caso para perguntar:
Quem pediu a alteração do sistema de sinal da Televisão em Portugal?
Foram os Portugueses? Que ambicionavam a aceder a melhores condições de imagem, da porcaria de programas que têm?
Foi por Directiva Europeia? Já que pensariam que os Portugueses estavam descontentes com o sistema analógico?
Por mim, cheguei a pensar que seria bom, pois deste modo acabaria o visual de se observarem, nos telhados dos edifícios deste Portugal, das antenas de recepção de TV! (Tão bonito!)
Mas não! Aquelas continuam e, agora, ainda maiores! Que bom!
Bem hajam os LOBBIES! Que belo negócio para a PT (que é nossa! Por enquanto!)
Pena de todos aqueles Portugueses que, coitados, com reduzidas posses, tiveram que adquirir equipamentos novos para depois continuarem a não poder usufruir de TV!
Acho IMPERATIVO que a TAXA para o AUDIOVISUAL, obrigatoriamente PAGA na factura da Electricidade (dinheiro a entrar na RTP para os chorudos vencimentos de uns quantos energumenos machos fêmeas ou nem por isso), deveria acabar de vez!
Tenho dito!

comentários mais recentes
Luis 20.05.2012

Partindo-lhe o focinho e dentes a todos seria muito pouco, talvez arrancar-lhe a pelo "tipo coelho" seria uma boa hipotese, e depois coloca-los a todos dentro dos submarinos que compraram e afunda-los no meio do atlantico para nunca mais ouvir falar destes fil*** da Pu***

Luis 20.05.2012

Estes chulos do nosso pais não resolvem quelquer problema, chulos de mer** fil** da P*** tantas pessoas sem sinal terrestre com gastos em novas antenas e novas caixas para nada, não tem pura e simplesmente sinal, zonas de "sombra" e estes cab*** não fazem nada de nada fil*** da p***
venham ter comigo que eu digo-lhe o que é bonito para a pele.

SwedishChef 30.04.2012

E agora... resista à ideia de ir a correr pagar para ver TV. Ainda não entendi porque se PAGA, e bem, para assistir a enormes doses de PUBLICIDADE, interropida por programas de interesse dúvidoso. Além disso, quem tem muito tempo não sei onde arranja o dinheiro e quem trabalha (dia e noite, e agora até no 1º de Maio, não tarda a borlix) não sei onde arranja o tempo "livre" para ver TV. Oiça rádio, saia à rua, fale com pessoas.

Anónimo 30.04.2012

no predio onde habito o condominio nao mudou os cabos e a partir do 10ºandar para baixo nao ha sinal nao tenho tv e nao sinto falta

ver mais comentários
pub