TDT O que faz a REN? O que separa a REN da EDP?
TDT

O que faz a REN? O que separa a REN da EDP?

<p>A REN actua em duas áreas de negócio principais: (i) o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional, sendo titular da concessão de...
Negócios 28 de junho de 2007 às 20:06

A REN actua em duas áreas de negócio principais: (i) o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional, sendo titular da concessão de serviço público para a exploração da Rede Nacional de Transporte, a única rede de transporte de electricidade em muito alta tensão em Portugal Continental; e (ii) o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural, a recepção, armazenamento e regaseificação de GNL e o armazenamento subterrâneo de gás natural, sendo titular das respectivas concessões de serviço público. Estes negócios resultam da liberalização das indústrias de electricidade e de gás natural. Tem ainda dois negócios com peso residual na actividade da empresa: REN Telecom e OMIP.

A EDP detém 10% do capital da REN, que reduzirá para 5% depois da privatização. A EDP actua na produção e distribuição de electricidade ao consumidor final. A REN apenas faz o transporte.