TDT Quando tem de sintonizar novamente a TDT?
TDT

Quando tem de sintonizar novamente a TDT?

A libertação de uma faixa de frequências para a quinta geração móvel vai obrigar a sintonizar novamente a televisão digital terrestre. A Anacom já definiu o calendário em que as várias regiões terão de fazer nova adaptação.
Quando tem de sintonizar novamente a TDT?
Paulo Duarte
Alexandra Machado 07 de julho de 2018 às 18:00
A Anacom, regulador do sector das comunicações, já definiu o calendário de libertação das frequências que hoje são usadas na televisão digital terrestre (TDT) para poderem ser destinadas à quinta geração móvel.

Essa transferência obrigará a que novas frequências sejam atribuídas à TDT, o que vai obrigar a uma sintonização do sinal da televisão digital terrestre (TDT).


A Anacom – Autoridade Nacional das Comunicações garante que escolheu a forma "mais simples" de libertação da faixa que actualmente está a ser usada para a TDT.

"O roteiro nacional proposto pela Anacom prevê a adopção do cenário mais simples de migração, através da manutenção da tecnologia actual e sem necessidade de qualquer período de transmissão simultânea", revela o regulador em comunicado, explicando que este cenário implica, "apenas", uma sintonização das televisões da nova frequência, sem necessidade de "adquirir quaisquer equipamentos, nem reorientar as antenas".

A libertação de frequências deve começar no último trimestre de 2019 e decorrerá até 30 de Junho de 2020, consoante a região (veja no mapa o calendário de adaptação).







Saber mais e Alertas
pub