Tecnologias Aplicações com acesso ilegal a informações pessoais

Aplicações com acesso ilegal a informações pessoais

Um estudo internacional, divulgado pelo Jornal de Notícias, revela que 83% das aplicações de telemóvel e tablet acedem a dados sensíveis do utilizador.
Aplicações com acesso ilegal a informações pessoais
Negócios 17 de abril de 2017 às 10:31

Um estudo recente, da consultora Kaspersky, concluiu que 83 em cada 100 aplicações instaladas acedem a dados sensíveis do utilizador. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) também alertou que as apps pedem acesso a dados desnecessários ao serviço, o que é ilegal.


Este trabalho analisou dados de 17 países, incluindo Portugal, que teve mil participantes, concluiu que "96 em 100 apps Android consegue estar activas sem o utilizador saber e 835 têm acesso a dados sensíveis do utilizador, como contactos, fotografias, mensagens, chamadas", diz a Kaspersky.

Clara Guerra, da CNPD, adiantou, por sua vez, que o pedido destes dados "contraria a lei existente". O director da Kaspersky,

Alfonso Ramirez, alerta que "corremos um grande risco", porque "pode haver falhas nos dispositivos, problemas com bateria ou infecção por malware".


A CNPD reconhece que há aplicações que funcionam como deve ser mas que "deviam fornecer um serviço e não fazer dinheiro com os dados". Para a entidade seria mais correcto cobrar pelo serviço. "É mais honesto, liso e leal do que roubá-los e fazer negócio". 


A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump Há 1 semana

Sempre ouvi dizer:intimidade so dentro das quatros parede,e mesmo ai nao esta garantido seguranca de fidelidade.Ja nao e novo.

pub
pub
pub
pub