Tecnologias Apple investe 3 mil milhões para Bain Capital ficar com unidade da Toshiba

Apple investe 3 mil milhões para Bain Capital ficar com unidade da Toshiba

A empresa da maçã está a negociar investir cerca de 3 mil milhões de dólares na oferta que a Bain Capital fez pela unidade de chips da nipónica Toshiba. Este apoio da tecnológica terá permitido que a Bain Capital e a Toshiba tenha já assinado um memorando de entendimento.
Apple investe 3 mil milhões para Bain Capital ficar com unidade da Toshiba
Reuters
Ana Laranjeiro 14 de setembro de 2017 às 11:56

A nipónica Toshiba está a tentar vender a sua unidade de microchip a investidores norte-americanos. E a Apple está disponível para apoiar os investidores americanos em cerca de três mil milhões de dólares. Mas não é a única tecnológica que dará capital para apoiar financeiramente a proposta da Bain Capital.

A tecnológica nipónica enfrenta dificuldades financeiras provocadas pelas perdas que teve de assumir com o negócio de energia nuclear nos Estados Unidos, a Westinghouse Electric, que pediu no final do primeiro trimestre deste ano protecção judicial contra falência, relata o The New York Times. A banca tem estado a apoiar a tecnológica nipónica. Contudo, se não entrar até Março do próximo ano uma elevada quantidade de capital novo nos cofres da empresa, a Toshiba pode ser expulsa a bolsa de valores japonesa, segundo a mesma publicação.

Entre os interessados na compra da unidade de microships da nipónica está um grupo que é liderado pelos norte-americanos da Bain Capital, uma empresa de investimento. E é aqui que entra a Apple. A tecnológica liderada por Tim Cook, de acordo com fontes da Bloomberg, estará a negociar colocar cerca de três mil milhões de dólares em capital na oferta da Bain Capital. A Dell Inc., a Seagate Technology Plc e a SK Hynix Inc, também já mostraram a sua disponibilidade financeira para apoiar a oferta da Bain.

Ao que indicaram fontes da agência, o apoio da empresa da maçã à proposta da Bain Capital levou a que tenha sido já assinado um memorando de entendimento entre os norte-americanos e os japoneses, estando as duas empresas a trabalhar no sentido de que um acordo possa ser alcançado até ao final deste mês. A Apple estará a planear ter uma participação no capital da unidade da tecnológica nipónica, tal como a empresa de investimento norte-americana, acrescentaram fontes da Bloomberg.


Há vários meses que a Toshiba está a tentar alienar a sua unidade de chips. Contudo, tem enfrentado um problema: a oposição da Western Digital. Esta empresa defende que tem direito a vetar qualquer operação, uma vez que tem uma parceria com a nipónica no negócio dos microchips, explica a agência de informação.


E a Apple decidiu apoiar a oferta da Bain Capital devido à importância estratégica do negócio, segundo fontes. É que a Apple depende da Toshiba, no âmbito das memórias flash, para os iPhones e quer continuar a contar com esta unidade para se abastecer. Caso perca este fornecedor pode ficar dependente da rival sul-coreana Samsung.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub