Tecnologias As novidades da Apple: um altifalante inteligente e o iMac Pro "mais poderoso de sempre"

As novidades da Apple: um altifalante inteligente e o iMac Pro "mais poderoso de sempre"

Tim Cook tomou esta segunda-feira o palco da conferência de programadores em San Jose e, além de software e ferramentas de programação, apresentou novos equipamentos e versões de equipamentos. Confira aqui as novidades.
Negócios 06 de junho de 2017 às 10:56
Sim, tem-se falado muito de softwares, de aplicações, de ferramentas de programação, mas não só. O encontro de programadores deste ano do Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), em San Jose, Califórnia, trouxe novidades ao nível de equipamentos, com o lançamento de um altifalante inteligente, um novo iPad e novos iMac.

No evento, que arrancou esta segunda-feira, 5 de Junho, e se prolonga até sexta, saltou à vista o HomePod, o altifalante inteligente que concorre com o Amazon Echo e com o Google Home. Basicamente, um dispositivo de som com que o utilizador pode interagir para controlar elementos de domótica (casa inteligente) e pedir informações sobre notícias ou condições do tempo, por exemplo. O dispositivo, disponível em duas cores, adapta a emissão do som às dimensões do espaço envolvente e tem um preço estimado de 349 dólares. 

No software, destaca-se a nova versão do sistema operativo iOS, com melhorias na funcionalidade de assistente pessoal Siri e a possibilidade de fazer pagamentos através de iMessage, bem como a sincronização desta plataforma de mensagens com a iCloud. A captura de imagens também foi melhorada, permitindo obter fotografias com menor luminosidade. Para os condutores, há uma nova funcionalidade que pode ser activada e que coloca automaticamente o aparelho em modo "Não incomodar".

Outra das novidades físicas é o iMac Pro, computador de secretária com um display Retina melhorado e que suporta gráficos de realidade virtual. O novo iMac começa com um preço de 1.099 dólares e o MacBook Pro nos 1.299 dólares. O iMac Pro está disponível a partir de  4.999 dólares e começa a ser vendido em Dezembro e é considerado pela Apple como o mais poderoso jamais construído.

Há entre os equipamentos um novo membro da família iPad – com 10,5 polegadas, com uma câmara de 12 megapixeis. A versão de 64 GB começa a ser vendida na próxima semana e custa 649 dólares.

Ainda no campo do iPad - mas também do iPhone - o sistema operativo iOS 11 permite tocar e arrastar ficheiros e pastas para dentro de aplicações, além de organizar os ficheiros por tamanho ou data, como é possível fazer num computador de secretária ou num portátil. Quem desenvolve software tem ainda acesso a uma ferramenta que lhes permite criar aplicações de realidade aumentada. As melhorias no Siri permitirão facilitar a sincronização entre vários dispositivos 

O Mac ganha um novo sistema operativo, denominado High Sierra. Entre as funcionalidades estão actualizações do browser Safari para melhorar a privacidade dos utilizadores, bem como a capacidade de ligação a capacetes de realidade virtual. 

O Apple Watch também terá um novo sistema operativo. O watchOS 4 traz entre outras funcionalidades a possibilidade de interacção com máquinas de exercício físico.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub