Tecnologias Biotecnológica lusa recebe prémio de inovação e mais 1,3 milhões de euros

Biotecnológica lusa recebe prémio de inovação e mais 1,3 milhões de euros

A Comissão Europeia vai distribuir 97 milhões de euros por 64 PME europeias, sendo que a empresa portuguesa Setenta e Três Mil e Cem foi distinguida por Bruxelas com um prémio de inovação e 1,3 milhões de euros.
Biotecnológica lusa recebe prémio de inovação e mais 1,3 milhões de euros
Negócios 17 de julho de 2017 às 13:22

A Comissão Europeia premiou a empresa biotecnológica portuguesa Setenta e Três Mil e Cem (73 Mil e 100) pelo desenvolvimento e patenteação de "um novo biopolímero fermentado bacteriano - FucoPol - como fonte natural para a produção eficiente de L-fucose pura", que permitirá à empresa lusa receber um valor de 1,3 milhões de euros.

 

Este prémio foi atribuído no âmbito do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, cujos resultados foram divulgados esta segunda-feira, 17 de Julho, pela Comissão Europeia, e que premeiam 64 Pequenas e Médias Empresas europeias, de 16 países diferentes, mediante a distribuição de um total de 97 milhões de euros.

 

Em nota enviada à comunicação social, a Comissão refere que em dois anos e nas duas vertentes do Instrumento PME já foram financiadas mais de 70 PME portuguesas, tendo sido atribuídos acima de 17 milhões de euros. Desde o lançamento deste programa, em 1 de Janeiro de 2014, foram "seleccionadas 774 PME para financiamento ao abrigo da Fase 2 do Instrumento PME, 10 das quais portuguesas", acrescenta a Comissão.

 

Para o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas, "Portugal continua a mostrar um grande desempenho no que respeita a inovação, como revelam estes resultados".

 

O comissário Carlos Moedas espera que "os bons resultados para Portugal incentivem ainda mais PME e Startups portuguesas a concorrer e a tirar proveito das oportunidades deste instrumento". 

 

A 73 Mil e 100, sediada em Borba, segundo informação do site da empresa, "dedica-se ao desenvolvimento de novos produtos baseados na biotecnologia e processos com aplicações na indústria farmacêutica e dos cosméticos".

 

A Comissão Europeia adverte que a próxima fase de resultados este instrumento "terá lugar a 18 de Outubro de 2017". De acordo com os resultados globais da Fase 2, na data-limite de 1 de junho de 2017, o número de PME financiadas por país foi de:






A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub