Tecnologias Câmara de imagem térmica pode tornar-se acessório do dia-a-dia

Câmara de imagem térmica pode tornar-se acessório do dia-a-dia

O olho humano tem um alcance limitado. A visão infravermelha - que mostra os arredores com base na temperatura - permite ver em tons de arco-íris no estilo Predador. A tecnologia é interessante, mas não é nova: os primitivos binóculos de visão nocturna, afinal, foram uma das grandes armas secretas dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
Câmara de imagem térmica pode tornar-se acessório do dia-a-dia
Bloomberg 13 de junho de 2017 às 20:40

A Flir, empresa de Wilsonville, Oregon, EUA, líder do negócio de imagens térmicas desde 1978, tem fornecido equipamentos essenciais para muitas operações de alto risco. Quando uma cápsula espacial se acopla à Estação Espacial Internacional, as câmaras da Flir fazem parte do conjunto de ferramentas que tornam a delicada operação possível. E foi uma grande e poderosa câmara térmica da Flir que possibilitou ao Departamento de Polícia de Boston encontrar um dos homens que plantaram bombas numa edição da maratona da cidade graças ao brilho branco fantasmagórico do seu calor corporal enquanto se escondia sob a lona que cobria um barco rebocável.

 

A Flir One (199 dólares) e a Flir One Pro (399 dólares), ambas anunciadas a 6 de Junho, visam deixar essa tecnologia barata, simples e acessível o suficiente para que a visão térmica se torne uma ferramenta do dia-a-dia. O dispositivo tem aproximadamente o tamanho de um pacote de rebuçados e conecta-se à porta de carga de um telefone.

 

O modelo regular e o Pro são compatíveis com Apple e Android - o modelo Android tem um conector USB C e no fim do ano deverá sair uma versão com mini USB. Agora, na sua terceira geração da tecnologia, a companhia lançou a compatibilidade com relógios inteligentes para que colocar a câmara em orifícios pequenos e ver a imagem no pulso. Outra novidade é o conector telescópico para uma adaptação relativamente confortável.

 

A maioria dos planos para o Verão não inclui acoplar naves espaciais nem caçar terroristas. O valor real para o consumidor é para pessoas que gostam de colocar a mão na massa e que querem encontrar exactamente de onde vem aquela corrente de ar que entra pela janela ou qual dos canos está a deixar escorrer água para baixo da sanita. Embora este equipamento não permita ver através de paredes como uma visão de raio-X, é possível ver o que está a acontecer sob a superfície.

 

Canos entupidos ou rotos são muitas vezes visíveis através de placas de gesso, e um fio defeituoso sob o capô do carro aparecerá brilhante na imagem. O ar frio das brechas no isolamento de uma casa ou de janelas mal instaladas passa a ser visível, assim como infiltrações - informações valiosas se forem encontradas numa casa que está prestes a comprar. E se o seu cão já fugiu de casa à noite, ser capaz de detectar o fugitivo pela sua assinatura de calor enquanto ele se esconde nos arbustos dar-lhe-á um estatuto próximo ao de herói.

 

Título original em inglês: This Thermal Imaging Camera Aims for Role as Everyday Tool

A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub