Tecnologias Kodak Super 8 está de volta e foi apresentada numa das mais importantes feiras tecnológicas do mundo

Kodak Super 8 está de volta e foi apresentada numa das mais importantes feiras tecnológicas do mundo

Tem um "look" vintage, mas vem equipada com entradas para cartões SD e um ecrã digital. É a nova câmara da Kodak Super 8. Não é um engano, grava mesmo em película super 8 e foi apresentada numa das mais importantes mostras de tecnologia do mundo, a CES 2016.
Inês F. Alves 07 de janeiro de 2016 às 19:16

A Kodak apresentou na Feira de Tecnologia de Consumo de Las Vegas, a CES 2016, a sua nova câmara de filmar Super 8, que grava efectivamente em cartuchos de película de três minutos. Apesar de o visual e da tecnologia vintage, esta câmara vem equipada com várias portas externas, uma entrada para cartões SD para captar o áudio, uma entrada para microfone, uma saída para auscultadores, e é ainda possível alterar a lente.

Desenhada por Yves Behar, a câmara apresentada da CES 2016 ainda é só um protótipo. A Kodak irá produzir diferentes cartuchos para a Super 8, e a ideia é colocar o cartucho de filme na máquina – como se fosse uma mini-cassete -, filmar e enviar o filme para a Kodak. Eles revelam o filme e devolvem-no à procedência.

O processo é da "velha guarda", mas além do filme, a Kodak envia também um acesso ao download da obra de arte produzida em resolução 4K.

Ainda não se sabe quando custarão os cartuchos de filme, mas o serviço de revelação estará incluído no seu preço.

No comunicado da Kodak pode ler-se que a empresa "tem a ambição de colocar as câmaras Super 8 nas mãos de uma nova geração de cineastas, assim como responder às necessidades de realizadores de topo, cineastas ‘indie’ [independentes] e outros que apreciem a arte de fazer cinema".

A nota reúne as reacções de vários realizadores e produtores e cineastas à iniciativa da Kodak em recuperar as Super 8, pela primeira vez em 30 anos.

"É inacreditavelmente excitante saber que a Kodak está a possibilitar à nova geração de cineastas o acesso a uma versão melhorada da mesma tecnologia analógica que me fez apaixonar pelo cinema", disse o director e produtor Christopher Nolan.

"Para mim, 8mm é o início de tudo. Quando penso em 8mm, penso em filmes", acrescentou Steven Spielberg.

Já JJ Abrams, realizador do filme "Star Wars: O Despertar da Força", disse que "o facto de a Kodak estar a criar uma nova linha de câmaras Super 8 é um sonho tornado realidade".

Apesar de ainda estar na fase de protótipo, a Kodak assegurou à Bloomberg que a câmara deverá chegar ao mercado ainda este ano, no quarto trimestre de 2016, com um preço a rondar os 1000 dólares (cerca de 930 euros); e que será apenas a primeira de uma linha de câmaras Super 8 de vários preços.

A Feira de Tecnologia de Consumo em Las Vegas, a CES 2016, abriu oficialmente portas esta quarta-feira e prolonga-se até 9 de Janeiro, sendo um dos mais importantes eventos no sector.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

Espera que a samsung e a appel vao dar-te um jentinho.Os smartphons ocupam menos que um maco de tabaco no bolso,e vao agora as pessoas andarem de marmita as costas no meio da cidade.IMAGINATIVO.

pub
pub
pub
pub