Tecnologias Pais de Bezos investiram 250 mil dólares na Amazon e agora têm uma fortuna

Pais de Bezos investiram 250 mil dólares na Amazon e agora têm uma fortuna

"Tivemos a sorte de ter vivido no estrangeiro e de ter economizado algum dinheiro para que pudéssemos ser um business angel", comentou Mike Bezos, um imigrante cubano.
Pais de Bezos investiram 250 mil dólares na Amazon e agora têm uma fortuna
Bloomberg 31 de julho de 2018 às 22:38

Este talvez seja o investimento de risco mais bem sucedido de todos os tempos. Em 1995, Jackie e Mike Bezos investiram 245.573 dólares no novo site de comércio eletrónico do seu filho, segundo um prospecto divulgado dois anos mais tarde ao regulador do mercado.

 

Foi uma grande aposta, relembrou Mike Bezos – padrasto do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos – durante um evento de 2015 no National Constitution Center, em Filadélfia.

 

"Quero que vocês saibam o quanto isto é arriscado", disse-lhes Bezos na altura, "porque não quero que estejam zangados comigo quando voltar para casa no jantar de Acção de Graças".

 

Ele provavelmente pôde repetir o peru e comer o molho todo. Um IPO e três "stock splits" depois, a participação original dos seus pais valeria actualmente perto de 30 mil milhões de dólares. O que os tornaria mais ricos do que o co-fundador da Microsoft, Paul Allen, a 30ª pessoa mais rica do Bloomberg Billionaires Index.

 

As participações dos pais não têm sido divulgadas publicamente desde finais de 1999. Embora não esteja claro quanto é que ainda possuem, as doações contínuas de acções da Amazon para a sua fundação de caridade sugerem que ainda controlam boa parte da segunda empresa mais valiosa do planeta.

 

Os seus pais doaram 595.027 acções à Bezos Family Foundation – que se dedica à educação de jovens – entre 2001 e 2016, de acordo com os registos disponíveis no GuideStar, que recolhe dados sobre organizações sem fins lucrativos. As 25.000 acções que doaram em 2016 valiam cerca de 20 milhões de dólares na época.

 

Caso não tenham vendido nem doado nada mais, o casal terá ainda cerca de 16,6 milhões de acções, ou 3,4% da empresa, o que, nesse caso, fará deles o segundo maior proprietário individual da Amazon – depois do filho.

 

Neste caso, o seu retorno total seria de cerca de 12.000.000%, um desempenho que constrangeria até mesmo os capitalistas de risco mais celebrados.

 

A aposta de 20 milhões de dólares da SoftBank na Alibaba gerou um retorno de cerca de 720.000% desde 2000, de acordo com os cálculos da Bloomberg.

 

O investimento da Sequoia Capital no WhatsApp já tinha dado um retorno de aproximadamente 36.000% quando o Facebook comprou o serviço de mensagens por 22 mil milhões de dólares em 2014.

 

"Tivemos a sorte de ter vivido no estrangeiro e de ter economizado algum dinheiro para que pudéssemos ser um business angel", comentou Mike Bezos, um imigrante cubano.

 

O documento diz também que os irmãos de Jeff Bezos, Mark e Christina, tiraram a sorte grande. Cada um deles comprou 30.000 acções da Amazon por 10.000 dólares em 1996. Caso não tenham vendido nenhuma dessas acções, as suas participações valem cerca de 640 milhões de dólares milhões para cada um.




pub