Fusão Zon/Optimus Cronologia da fusão Zon/Optimus

Cronologia da fusão Zon/Optimus

Cerca de nove meses depois do anúncio da fusão, Zon e Optimus receberam "luz verde" da Concorrência. Recorde os momentos que marcaram a operação.
Cronologia da fusão Zon/Optimus
Negócios 26 de agosto de 2013 às 17:54

26 Agosto - Decisão final da Autoridade da Concorrência.  Fusão aprovada.


30 Julho - Autoridade da Concorrência avança com projecto de decisão que aprova fusão da Zon com Optimus, com cinco remédios.Contra-interessados Vodafone, PT e Cabovisão e partes são ouvidas.


2 de Julho - Autoridade da Concorrência faz teste de mercado com compromissos acordados com Sonaecom.

 

18 de Abril - CMVM decide dispensa de OPA na fusão da Zon e Optimus.

 

11 de Abril. Anacom dá luz-verde a fusão Zon/Optimus

 

A Anacom dá autorização para que a Zon e Optimus juntem as suas operações. No entanto, propõe compromissos. O parecer da Anacom não é vinculativo e foi pedido pela Autoridade da Concorrência.

 

7 de Março. Assembleia-Geral da Zon e da Optimus aprovam fusão

 

Em pouco menos de uma hora os accionistas da Zon aprovam a fusão da empresa com a Optimus. A proposta foi aceite com quase 99% dos votos. No mesmo dia, a assembleia-geral da Optimus também aprova a fusão. 

 

6 de Março ERC não se opõe ao negócio de fusão entre a Zon e a Optimus

 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) envia à Autoridade da Concorrência um parecer que dá luz verde à fusão da Zon com a Optimus, dispensando a audição dos operadores.

 

13 de Fevereiro Fusão da Zon e Optimus nas mãos da ERC e da Anacom

 

A Entidade Regulador para a Comunicação Social (ERC) e a Anacom recebem o pedido para analisar a fusão da Zon com a Optimus nos seus respectivos sectores.

 

11 de Fevereiro Fusão Zon-Optimus notificada à Autoridade da Concorrência

Isabel dos Santos e a Sonaecom notificaram a Autoridade da Concorrência sobre o processo de fusão entre a Optimus e a Zon.

 

Janeiro de 2013 - Sonaecom transfere 81,8% da Optimus para Zopt e Isabel dos Santos transfere para o mesmo veículo os 28,8% que detém na Zon.

 

26 de Dezembro - Constituição da Zopt, veículo conjunto de Isabel dos Santos e Sonaecom.

 

19 de Dezembro de 2012 Zon inicia negociações formais com Optimus para aprovar fusão

 

A Zon decide iniciar negociações formais com vista à aprovação de um projecto de fusão. O Conselho de Administração deliberou: delegar na comissão executiva a gestão e condução das negociações com a Administração da Optimus; constituir uma Comissão Ad-hoc para acompanhamento das negociações, constituída por membros não executivos do Conselho de Administração e contratar os Bancos BESI e Caixa BI, como assessores financeiros da sociedade para o processo de fusão.

 

19 de Dezembro de 2012 Administração da Optimus apoia "sem reservas" fusão com a Zon 

 

O conselho de administração da Optimus apoia "integralmente e sem reservas" a fusão da empresa com a Zon. Uma carta assinada pelo presidente da operadora, Ângelo Paupério, a Optimus revela ainda estar "integralmente disponível para negociar com a Zon a elaboração de um projecto de fusão a submeter às assembleias gerais de ambas as sociedades."

 

14 de Dezembro de 2012 Zon e Optimus avançam para fusão

 

A Sonaecom e Isabel dos Santos, que detém a Kento e a Jadeium, chegam a um acordo no sentido de “promover juntos das administrações da Zon e da Optimus uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus na Zon”.

 

As duas partes irão solicitar “às administrações da Optimus SGPS e da Zon que, em conjunto, apreciem a conveniência e oportunidade” desta proposta, que considera como “aceitável uma relação de troca baseada numa valorização da Zon correspondente a 150% da Optimus”.

 

A proposta será submetida às administrações e assembleias-gerais da Zon e da Optimus e "ficará dependente das necessárias autorizações regulatórias, em particular a Autoridade da Concorrência". A avaliação da futura empresa será 60% o valor da Zon e 40% da Optimus.




pub