Aviação British Airways reforça no Porto. Rui Moreira aplaude com crítica à TAP

British Airways reforça no Porto. Rui Moreira aplaude com crítica à TAP

“Welcome British Airways. Welcome to Porto”, escreveu o autarca no seu Facebook. Esta terça-feira, 9 de Fevereiro, acusa também a TAP de suprimir “discretamente” o voo nocturno entre Lisboa e Porto.
British Airways reforça no Porto. Rui Moreira aplaude com crítica à TAP
Correio da Manhã
Wilson Ledo 09 de fevereiro de 2016 às 18:26

A British Airways vai reforçar a sua presença no Porto. A notícia chega numa altura em que a cidade Invicta contesta o desinvestimento da portuguesa TAP. No seu perfil do Facebook, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, deu conta de um anúncio da companhia britânica na revista Time Out Londres.

No mesmo, a British anunciava o Porto com um preço de 150 euros ida e volta e estadia de três dias. A companhia já fazia duas ligações semanais entre o Porto e Heathrow. Agora, vai triplicar a sua oferta para esta cidade portuguesa, com quatro voos semanais directos para Gatwick.

"Welcome British Airways. Welcome to Porto", elogiou o autarca. É precisamente a ligação nocturna a Gatwick feita pela TAP um dos motivos das queixas de Rui Moreira. Esta segunda, 8 de Fevereiro, deu conta que a transportadora portuguesa se preparava para eliminar aquele horário.

A entrada da British Airways chega depois da alemã Lufthansa ter anunciado uma nova rota entre o Porto e Munique a partir de Abril.

Welcome British Airways. Welcome to Porto. #BritishAirways #Porto #AeroportodoPorto #portoponto #London #Gatwick#TimeOut #TimeOutLondon

Publicado por Rui Moreira em Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2016

crítica
TAP "suprime discretamente" voo da noite Lisboa-Porto O tema TAP tem centrado muitas atenções na Câmara do Porto. Também nesta terça-feira de Carnaval, Rui Moreira vem dar conta de outra situação com a transportadora portuguesa.

A autarquia acusa a empresa – detida a 50% pelo Estado, depois de um novo acordo com o consórcio Atlantic Gateway de Neeleman e Pedrosa – de estar a suprimir "discretamente" o voo nocturno entre Lisboa e Porto das 22:35, que "viajava sistematicamente lotado".

O site da autarquia concretiza que a última ligação entre Lisboa e Porto será feita às 20 horas, com uma aeronave com menor capacidade de passageiros. A companhia não anunciou ainda a supressão deste voo nocturno entre as duas cidades portuguesas.

Deste modo, a TAP "obriga milhares" de passageiros oriundos de duas dezenas de voos oriundos da Europa entre as 19:30 e as 22:00 "a dormir em Lisboa", pagando as respectivas taxas turísticas.

"30% dos passageiros que a TAP transporta para Lisboa não querem ir para Lisboa. Estão em trânsito. São três milhões e muitos vêm para o Porto", escreveu na rede social, desvalorizando contudo o impacto da "ponte aérea" entre as duas cidades anunciada recentemente pela companhia.

Milhares de passageiros obrigados a dormir em Lisboa, após supressão de voo da noite da TAP que viajava sempre cheio.

Publicado por Rui Moreira em Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2016

É mais um problema a juntar à supressão de voos entre Porto e Barcelona, Roma, Bruxelas e Milão. O autarca já exigiu ao Governo de António Costa que exerça o seu poder – agora que detém 50% da empresa – para que essa decisão volta atrás.

O Executivo já informou que não vai interferir na definição das rotas da TAP porque essa é uma competência da "comissão executiva". Para o Governo, a aeroporto do Porto "é, estrategicamente, uma base operacional relevante, mas não é um ‘hub’ [plataforma giratória]". 



pub