Aviação Governo entrega estudos sobre Montijo no Parlamento

Governo entrega estudos sobre Montijo no Parlamento

O Executivo vai entregar esta sexta-feira à Assembleia da República os estudos sobre navegação aérea, utilização civil e aumento de capacidade assegurada por um aeroporto complementar no Montijo.
Maria João Babo 17 de fevereiro de 2017 às 13:11

O Governo vai entregar esta sexta-feira à Assembleia da República os três estudos sobre a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa que foram realizados em 2016, adiantou fonte oficial do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, que coordenou estas avaliações.

Um dos estudos é do grupo de trabalho que fez um levantamento do problema e soluções e demostrou que é possível compatibilizar a utilização civil da base aérea do Montijo com a operacionalidade da Força Aérea na área de Lisboa.

Outro estudo é da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que comparou as várias opções (Alverca, Sintra, Montijo), concluindo que o Montijo é a melhor solução e a única que garante operação conjunta com a Portela, assegurando a posisbilidade de realização de 72 movimentos por hora nas duas pistas, o que permitirá chegar aos 50 milhões de passageiros por ano.

O terceiro estudo foi realizado pela NAV/Eurocontrol e avalia a compatibilização da navegação aérea na zona de Lisboa (militar/civil e Portela/Montijo) e propõe soluções para o seu desenvolvimento.

O Estado assinou quarta-feira com a ANA o memorando de entendimento para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.

Na cerimónia, o ministro Pedro Marques fez questão de salientar que apesar de haver trabalho desenvolvido relativamente a uma solução para o aumento de capacidade em Lisboa quando chegou ao Governo "faltava trabalho da parte do Estado".

"Foi esse trabalho que estivemos a realizar ao longo do ultimo ano: estudos de procura, de avaliação das alternativas e a sua articulação com a gestão do tráfego aéreo, estudos de capacidade e estudos de compatibilização das soluções com as operações da Força Aérea", acrescentou.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Ze Moca Há 1 semana

Que tal ; o nome para o nome aeroporto < Aeroporto DA Geringonca>. acho que seria muito mais apropriado!!

comentários mais recentes
Volta Sócrates ... estas perdoado !! Há 1 semana

Os patifes da PAF sabotaram a aquisição do aeroporto numa época em que o Euro valia muito mais!!

O Coelho PAFioso +PP+BE+CDU fizeram uma super-geringonça para chumbar o PEC-4 e com isso roubar um TGV e um aeroporto a Lisboa !

Ze Moca Há 1 semana

Que tal ; o nome para o nome aeroporto < Aeroporto DA Geringonca>. acho que seria muito mais apropriado!!

Anónimo Há 1 semana

Seria muito mais apropriado o nome do novo aeroporto < Aeroporto Cristiano Ronaldo>

Camponio da beira Há 1 semana

Já agora se houver aeroporto, que se chame SALGUEIRO MAIA ou RAMALHO EANES.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub