Transportes As companhias aéreas mais seguras do mundo são da Europa e da Ásia

As companhias aéreas mais seguras do mundo são da Europa e da Ásia

A Airline Ratings lançou uma lista anual das 20 companhias aéreas mais seguras do mundo. Não há transportadoras portuguesas nesta listagem.
George Hall/Clay Lacy Adrian Moser
Raquel Murgeira 29 de maio de 2018 às 16:23

Na lista das companhias aéreas mais seguras do mundo constam 20 transportadoras de um grupo seleccionado de 409 companhias. Não foi nomeada a companhia aérea mais segura do mundo, apenas uma lista daquelas que mais segurança trazem aos passageiros na hora de viajar, de acordo com a Airline Ratings.

A lista inclui companhias aéreas como a Air New Zealand (Nova Zelândia). A transportadora não sofreu nenhum incidente significativo nas últimas duas décadas e foi considerada pela Airline Ratings como a melhor transportadora do mundo nos últimos três anos.

Consta também a Alaska Airlines (EUA), a British Airways (Reino Unido), a companhia aérea não sofreu um acidente fatal em três décadas, e a Eva Air (Taiwan), esta empresa não sofre nenhum acidente grave desde a sua fundação em 1988. Na listagem pode-se encontrar também aFinnair (Filândia). A companhia finlandesa não sofreu nenhum acidente grave desde 1960.


A lista abrange ainda a Japan Airlines (Japão), a Lufthansa (Alemanha) e a Swiss International Air Lines (Suíça), assim como a Scandinavian Airlines, que opera de países como a Suécia, a Noruega e a Dinamarca.

 

As companhias aéreas foram avaliadas até um máximo de sete estrelas. Os parâmetros de avaliação passam por examinar o histórico de acidentes e fatalidades das transportadoras nos últimos 10 anos, a idade da frota dos seus aviões, resultado de uma auditoria de segurança da Associação Internacional de Transporte Aéreo (AITA) e também se o seu país de origem está em conformidade com os parâmetros de segurança da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).  

A listagem das 20 melhores companhias do mundo não seleccionou nenhuma transportadora portuguesa. No entanto, do máximo das sete estrelas que uma companhia aérea pode receber, a TAP alcançou seis estrelas a nível de segurança.

Não existem companhias aéreas da América do Sul e de África na lista da Airline Ratings.

 

 




pub