Transportes Ferrovia vai ter 100 milhões para infraestruturas
Assinatura Digital. Negócios Primeiro Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE

Ferrovia vai ter 100 milhões para infraestruturas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, diz que a CP vai investir na renovação dos alfa-pendulares e na renovação das carruagens das linhas da Azambuja e Cascais.
Ferrovia vai ter 100 milhões para infraestruturas
Bruno Simão
Celso Filipe Rosário Lira 18 de dezembro de 2016 às 19:28

O presidente da CP, Manuel Queiró, alertou para a urgência de investimento na renovação dos comboios. Quando é que este investimento será feito, nomeadamente a renovação dos alfa-pendulares?

Essa renovação é muito importante. Felizmente foi possível começar algum trabalho já em 2016 e ele vai acelerar no próximo ano, em que duplicará. Vamos passar de um pouco menos de 25 milhões de euros para 50 milhões em renovação da nossa frota de material circulante, com prioridade para a renovação de meia-vida dos alfa, que é uma renovação que no final quase que parece um comboio novo, e que permitirá manter esta competitividade e este crescimento de passageiros, nomeadamente na linha do Norte. E há ao mesmo tempo prioridade para a renovação de algum material circulante dos comboios suburbanos, em particular da Azambuja e da linha de  Cascais, que manifestamente precisam de ser renovados.

"Investimento na renovação do material circulante da CP vai duplicar." pedro marques, ministro do planeamento e das Infraestruturas

A administração da CP em funções já terminou o seu mandato. Vai reconduzir o actual presidente ou quando vai nomear uma nova administração?

 É factual que ela terminou o seu mandato, se e quando houver novidades sobre essa matéria apresentá-las-ei. Temos trabalhado com normalidade com a administração e perspectivámos estes investimentos de renovação do material circulante com toda a normalidade. E até foi possível alcançar um crescimento importante do investimento que o Governo conseguiu. Acho que é importante dizer que quer o crescimento de 100 milhões no investimento na infraestrutura ferroviária quer a duplicação do investimento em material circulante mostra que quando falámos de prioridade ao investimento público no próximo ano ele tem tradução concreta.

Mas uma administração em gestão corrente não tem  uma perspectiva de médio prazo . É relevante perguntar quando é que vai substituir a administração da CP?

Compreendo que sim. Também quero dizer que temos trabalhado com normalidade com a administração mesmo depois de concluído o mandato do ponto de vista formal e quando tiver novidades sobre essa matéria apresentá-las-ei. 

)

Assinatura Digital. Negócios Primeiro
Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Análise, informação independente e rigorosa.
Para saber o que se passa em Portugal e no mundo,
nas empresas, nos mercados e na economia.
  • Inclui acesso ao ePaper, a versão do Negócios tal como é impresso em papel. Veja aqui.
  • Acesso ilimitado a todo o site negocios.pt
  • Acesso ilimitado via apps iPad, iPhone, Android e Windows
Saiba mais



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 18.12.2016

Especialidade da geringonça! Vamos fazer, vamos investir, mas nunca se vê nada!

Anónimo 18.12.2016

Nao diz e quando,por isso fazemos como mourinho sentado a margem da linha que separa o relvado do jogo da cabine dos suplentes:escreve(pensa-se)qualquer coisa durante o jogo,depois dele vai tudo inteirinho para o caixote do lixo.Este lambidinho deve dormir sentado para nao estragar o penteado,valo o

Notícias só para Assinantes
Exclusivos, análise, informação independente e credível. Para saber o que se passa em Portugal e no mundo, nas empresas, nos mercados e na economia. Inclui acesso à versão ePaper.
Mais uma forma de ler as histórias
da edição impressa do Negócios.
Se ainda não é Assinante Saiba mais
pub
pub
pub
pub