Turismo & Lazer Ruas de Dubrovnik tomadas pela força da ficção

Ruas de Dubrovnik tomadas pela força da ficção

Holofotes, câmaras, fios eléctricos e até uma nave espacial estacionada na rua. É este o cenário que os habitantes da cidade croata de Dubrovnik encontravam durante as filmagens do oitavo filme da saga Star Wars. Isto depois de já ter recebido a "Guerra dos Tronos".
Ruas de Dubrovnik tomadas pela força da ficção
Reuters
André Vinagre 26 de Março de 2016 às 16:00

O oitavo episódio de Star Wars, que vai chegar às salas de cinema a 15 de Dezembro de 2017, alterou por completo a vida dos habitantes da cidade de Dubrovnik, na Croácia. Ainda assim, a cidade ganhou turistas que a visitam para poderem ver de perto os cenários do filme, escrevia a Bloomberg na terça-feira, 22 de Março.

 

Dubrovnik, que serviu de cenário ao próximo filme de Star Wars, foi transformada num cenário gigante para a Disney, empresa que adquiriu os direitos da saga por 4,06 mil milhões de dólares (3,63 mil milhões de euros). Ainda que os cenários tragam turistas fãs de Star Wars à cidade croata, a maioria mostra-se descontente. "A cidade parece um cenário da Disneyland e seria devastador que se tornasse apenas nisso, um cenário", disse Desiree Hamilton, turista inglesa ouvida pela Bloomberg.

 

Durante as filmagens na cidade, que decorreram entre 9 e 16 de Março, o centro da cidade portuária de Dubrovnik ficou cheia de holofotes, câmaras e fios eléctricos. O acesso à avenida central da cidade, a Stradun, foi mesmo bloqueado para a colocação de adereços do filme, como naves espaciais.

 

Ainda assim, as filmagens podem estar a ser benéficas para o turismo. Alguns funcionários locais, peritos imobiliários e habitantes dizem que a cidade tem mais turistas que nunca. O alojamento é difícil de encontrar mesmo entre os turistas que chegavam à cidade apenas por causa dos cenários da saga.

 

"Não é preciso montar um cenário na Croácia, já que o país tem a beleza natural e histórica", disse o primeiro-ministro do país, Tihomir Oreskovic. "O nosso papel é melhorar aquilo que o nosso país tem para oferecer para aumentar o interesse global na Croácia", acrescentou.

 

No geral, o turismo em Dubrovnik tem vindo a aumentar. Nos últimos cinco anos os turistas têm vindo a passar cada vez mais tempo na cidade banhada pelo Mar Adriático. Em 2015, o número de dormidas chegou quase aos 3,5 milhões, diz a Organização de Turismo de Dubrovnik.

 

Eta Lovic, da Organização de Turismo da cidade, disse que hotéis e quartos de Dubrovnik têm estado sempre cheios nos últimos anos e que os turistas estão sempre a pedir mais quartos.

 

Grande parte do sucesso turístico é atribuído ao presidente da Câmara, Andro Vlahusic, que apostou no cinema e na televisão para promover a cidade logo que assumiu o cargo há sete anos.

 

Além do oitavo episódio de Star Wars, a cidade também foi escolhida para cenário da série da HBO "Guerra dos Tronos". Vlahusic permitiu que o canal usasse a cidade para gravações de forma gratuita, aproveitando apenas as receitas tributárias. O presidente fez a mesma proposta à Disney para as filmagens de Star Wars.

 

"A onda de turismo resultante gera uma receita que deverá ser suficiente para manter Dubrovnik preservada e continuar a investir em museus e exposições", referiu Andro Vlahusic. "Queremos ser uma cidade viva e não uma vila abandonada", disse o presidente da Câmara por entre adereços do Star Wars, conta a Bloomberg. "Temos de respeitar a nossa herança, mas também devemos enchê-la com entretenimento", acrescentou.

 

A população não se mostra tão optimista. "Nós não estamos contra as filmagens, mas estamos contra uma abordagem caótica tanto na gestão das filmagens como na visão para o turismo a longo-prazo", disse Ivan Vidjen, membro de um grupo conservacionista da cidade. "Temos de nos questionar quando é que será suficiente", afirmou.

 

Pouco optimistas, mas, ainda assim, fascinados com as grandes produções que acontecem na sua cidade. "Gostei de ver a Guerra dos Tronos e reconhecer os sítios da minha cidade. Agora, mal posso esperar por ver o novo Star Wars", disse uma professora de Dubrovnik, Maja Matan Bazdan, citada pela Bloomberg.

 

Saltando para a realidade, em 1991, Dubrovnik esteve sob cerco e foi bombardeada durante a guerra pela independência da Croácia e o turismo tem agora grande importância para a cidade se reerguer, ajudando a assegurar um crescimento económico estável depois de seis anos de recessão. A Croácia fica à espera que os turistas troquem os "resorts" do Médio Oriente e do Norte de África pelos 5.800 quilómetros de costa do país dos balcãs devido aos receios relativamente à segurança.

 

Voltando à ficção, o sucessor de "O Despertar da Força", que será o oitavo da saga, tem estreia marcada para 15 de Dezembro de 2017. Entre os estreantes no novo episódio estão Benicio Del Toro ou Laura Dern e o filme será realizado por Rian JohnsonO sétimo episódio tornou-se rapidamente no mais bem-sucedido filme de Hollywood, ultrapassando a barreira dos dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) em receitas.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub