Página Inicial | Actualizar |Favoritos| A sua Homepage | Enviar por mail | Imprimir | Mapa do site | Ajuda | Registo Gratuito
Terça, 09 Fevereiro 2010
Pesquisar:
Negócios Mobile|Portfolio|Cotações |Análise Fundamental|Análise Técnica|Fóruns|Alertas|Newsletters|Fundos|Ticker|Emprego
Publicado 22 Julho 2008  13:12
Empresas
Perde mais de 2%
Bolsa nacional acentua queda com pressão da banca
A praça de Lisboa seguia a acentuar a queda registada desde o início da sessão e perdia já mais de 2%, em sintonia com as principais bolsas europeias, penalizada sobretudo pela desvalorização dos títulos do sector financeiro, que foram hoje objecto de notas de investimento por parte de bancos estrangeiros.

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt

A praça de Lisboa seguia a acentuar a queda registada desde o início da sessão e perdia já mais de 2%, em sintonia com as principais bolsas europeias, penalizada sobretudo pela desvalorização dos títulos do sector financeiro, que foram hoje objecto de notas de investimento por parte de bancos estrangeiros.

O PSI-20 perdia 2,69% para os 8.578,55 pontos, com três cotadas em alta e 17 em queda. A bolsa portuguesa prepara-se para pôr termo a um ciclo de quatro sessões muito positivas, algo que não acontecia desde o final de Outubro do ano passado. Neste período, o índice de referência da bolsa portuguesa acumulou uma valorização de 10,04%, com o sector financeiro a ser o motor da recuperação.

A época de resultados semestrais das principais cotadas da bolsa nacional tem hoje início com o BCP a divulgar as suas contas depois do fecho do mercado. Os analistas contactados pela Reuters e pelo Jornal de Negócios estimam uma quebra de cerca de 70% nos lucros do banco, face ao mesmo período do ano passado.

O mesmo sector é, na sessão de hoje, o mais penalizado, tendo sido já três as casas de investimento que emitiram análises sobre os bancos nacionais, onde reduziram preços-alvo e estimativas de resultados. O BPI é o banco mais penalizado com uma queda de 8,68% para os 2,63 euros. As acções do Banco Comercial Português (BCP) também negociavam em forte queda e cotavam nos 1,105 euros, o que representava uma desvalorização de 7,53%. O Banco Espírito Santo (BES) acompanhava esta tendência e depreciava 4,49% para os 10,21 euros.

A Keefe, Bruyette & Woods (KBW) reviu em baixa as previsões de resultados para a banca nacional e também para o sector financeiro espanhol. Em Portugal, as estimativas foram reduzidas em 6%, para este ano, e em 4%, para 2009, sendo a maior redução nos números do BCP.

A UBS cortou os preços-alvo para os três maiores bancos portugueses, enquanto o Deutsche Bank reduziu a avaliação para o BES e BCP.

O sector das telecomunicações era também muito penalizado, com a Portugal Telecom (PT) a depreciar 2,47% para os 6,905 euros, a Zon Multimédia a cair 1,34% para os 5,90 euros e a Sonaecom a recuar 0,94% para os 2,10 euros. Este sector seguia a reagir aos resultados inferiores ao previsto apresentados pela sueca Ericsson e ao anúncio feito pela Vodafone de que reviu em baixa as suas previsões de vendas.

Quanto à construção, o sentimento era também negativo, com a Teixeira Duarte a ceder 5,22% para os 1,09 euros e a Mota-Engil a perder 4,09% para os 3,75 euros. A Cimpor desvalorizava 3,78% para os 4,71 euros.

No sector energético, a Energias de Portugal (EDP) perdia 2,25% para os 3,475 euros e a EDP Renováveis cedia 1,43% para os 6,89 euros.

A contrariar esta tendência de queda seguia a Galp Energia que avançava 1,80% para os 11,87 euros, depois de no último mês ter sido muito penalizada. Em forte alta, a Altri ganhava 4,80% para os 2,51 euros, no dia em que a Lisbon Brokers reiniciou a cobertura da empresa com uma recomendação de “forte compra” e um preço-alvo de 3,00 euros. A empresa liderada por Paulo Fernandes já chegou a “disparar” mais de 13%.

A Jerónimo Martins também beneficiava de um conjunto de recomendações positivas emitidas hoje e que divulgaram boas perspectivas para os resultados da retalhista portuguesa. A Goldman Sachs adicionou a companhia à sua lista europeia de recomendações de “compra”. A retalhista negociava nos 4,81 euros, registando uma valorização de 5,60%.

As restantes bolsas europeias negociavam também em terreno negativo pressionadas pelo sector das telecomunicações que era penalizado pelas más notícias da Ericsson e da Vodafone.



Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios.

Se está registado no Jornal de Negócios faça login.
Caso contrário poderá registar-se gratuitamente.
Comentários
  • Concordo sr Pontes..mas
  • Mr Pontes:Teixeira Duarte: Só desce 0,04 €, com BCP e Cimpor em acentuada queda? Só pode ser pq há alguns dias atrás se noticiou q 1/3 dos investidores no PSI-20 eram desempregados e reformados, e tinham a 4ª classe...
  • Total de comentários: 2

    OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
  • KBW corta em 6% estimativas de lucros para a banca nacional em 2008

  • Millennium IB espera lucros de 89,9 milhões na REN

  • ESR estima subida de 21% nos lucros da Jerónimo Martins

  • Jerónimo dispara mais de 7% após recomendação de "compra" da Goldman Sachs

  • BCP "desliza" quase 6% com previsões de queda nos lucros e corte na avaliação

  • Deutsche Bank recomenda "vender" BCP e corta "target" do BES em 30%

  • Fundos do Millennium BCP reforçam na Soares da Costa

  • Goldman Sachs sobe recomendação e preço-alvo da Jerónimo Martins

  • UBS revê em baixa preços-alvo e estimativas para os bancos portugueses

  • CMVM quer saber quem anda a ganhar com a queda da bolsa


  • A edição do Negócios em formato digital 

    Subscreva aqui:

     

     

                 

                     

     

     As acções mais recomendadas

    Veja aqui quais:

     

    © MediaFin SA 2003

    © 2001-2008 - Bolsamania Tech Solutions

    Divisão de Web Financial Group, S.A.

    Todos os direitos reservados.