Página Inicial | Actualizar |Favoritos| A sua Homepage | Enviar por mail | Imprimir | Mapa do site | Ajuda | Registo Gratuito
Terça, 09 Fevereiro 2010
Pesquisar:
Negócios Mobile|Portfolio|Cotações |Análise Fundamental|Análise Técnica|Fóruns|Alertas|Newsletters|Fundos|Ticker|Emprego
Publicado 22 Agosto 2008  16:53
Economia
Bernanke considera que juros estão "relativamente baixos"
Fed vai actuar de forma a estabilizar a subida de preços (act.)
Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, afirmou que os riscos continuam elevados quanto à inflação e que a autoridade monetária vai agir de forma a controlar a subida dos preços, o que eleva as expectativas de uma subida de juros.

Lara Rosa
lararosa@negocios.pt

Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, afirmou que os riscos continuam elevados quanto à inflação e que a autoridade monetária vai agir de forma a controlar a subida dos preços, o que eleva as expectativas de uma subida de juros.

Para Bernanke, a queda dos preços das matérias-primas e a estabilidade do dólar são “encorajadores” mas o cenário para a inflação continua “altamente incerto”, e a Fed “está comprometida a atingir a estabilidade dos preços a médio prazo e vai agir, se necessário, para conseguir esse objectivo”, de acordo com a Bloomberg.

O presidente da Fed classificou a taxa de juro como “relativamente baixa”, dado o aumento das pressões inflacionistas.

Este discurso do presidente da autoridade sugere que a Fed poderá recorrer a uma subida de juros como forma a controlar a inflação. Esta medida foi utilizada na Zona Euro onde o Banco Central Europeu, subiu a taxa de juro de referência em 25 pontos base para os 4,25%, como forma de controlar a subida de preços, em Julho.

A Fed tem tentado estimular a economia do país de forma a evitar que esta entrasse numa recessão económica, depois da crise de crédito de alto risco se ter instalado no mercado no Verão passado.

A autoridade procedeu a diversos cortes de juros desde Setembro do ano passado, dos 5,25% para os actuais 2%, tendo quebrado este ciclo depois da reunião do final de Abril onde cortou a taxa de referência pela última vez.

No entanto, com estes cortes a inflação do país acelerou e, em Julho, registou a maior subida anual dos últimos 17 anos.

Estabilidade financeira

Apesar do presidente da autoridade expressar as suas preocupações com as pressões inflacionistas, Bernanke relembra que a turbulência financeira “ainda não acabou” e está a contribuir para um enfraquecimento do crescimento económico e um aumento do desemprego.

Bernanke voltou a defender o papel da autoridade em salvar o banco Bear Stearns referindo que “a economia dificilmente poderia ficar imune de uma rotura financeira tão severa”, de acordo com a agência noticiosa norte-americana.

No seu discurso, o presidente da autoridade monetária acrescentou que o Tesouro norte-americano deveria obter mais poder para solucionar os problemas dos bancos que estão em risco de falência.



Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios.

Se está registado no Jornal de Negócios faça login.
Caso contrário poderá registar-se gratuitamente.
Comentários
  • Cabeça perdida...
  • Total de comentários: 1

    A edição do Negócios em formato digital 

    Subscreva aqui:

     

     

                 

                     

     

     As acções mais recomendadas

    Veja aqui quais:

     

    © MediaFin SA 2003

    © 2001-2008 - Bolsamania Tech Solutions

    Divisão de Web Financial Group, S.A.

    Todos os direitos reservados.