Página Inicial | Actualizar |Favoritos| A sua Homepage | Enviar por mail | Imprimir | Mapa do site | Ajuda | Registo Gratuito
Terça, 09 Fevereiro 2010
Pesquisar:
Negócios Mobile|Portfolio|Cotações |Análise Fundamental|Análise Técnica|Fóruns|Alertas|Newsletters|Fundos|Ticker|Emprego
Publicado 13 Julho 2009  12:47
Mercados
Roubini e Shiller prevêem recessão mais prolongada devido à falta de confiança
A pior recessão económica desde a Grande Depressão poderá ser prolongada devido aos consumidores continuarem a ver poucos sinais que as perdas de postos de trabalho e a queda dos preços das casas estarão a terminar, consideram os economistas Nouriel Roubini e Robert Shiller.

Patrícia  Abreu
pabreu@negocios.pt

A pior recessão económica desde a Grande Depressão poderá ser prolongada devido aos consumidores continuarem a ver poucos sinais que as perdas de postos de trabalho e a queda dos preços das casas estarão a terminar, consideram os economistas Nouriel Roubini e Robert Shiller.

“O problema fundamental, como disse Franklin Delano Roosevelt em 1933, é o medo”, sintetizou Shiller, professor da Universidade de Yale, em declarações à Bloomberg.

A Grande Depressão foi aprofundada por um senso de “perda de confiança ou espírito animal que foi uma profecia auto-realizável. A preocupação é que vamos ter o mesmo tipo de problema a surgir outra vez”, realçou o mesmo economista.

Shiller defende ainda que os EUA precisam de um novo plano de estímulos económico, porque o primeiro plano de 787 mil milhões de dólares não foi implementado demasiado rápido.

Também o economista Nouriel Roubini, que previu a crise financeira em 2006, considera que é necessário maiores apoios para evitar a estagnação, como aconteceu no Japão na década de 90.

Os receios que a economia não está a recuperar após 18 meses de contração pressionou as acções nas últimas quatro semanas, depois de uma subida de 40% desde o passado dia 9 de Março.

Para Roubini e Shiller é necessária uma melhoria do sentimento dos consumidores antes da economia retomar.

Num momento em que está a arrancar a “earning season”, Roubini alerta que a “onda de incumprimento de empresas vai ser massiva”.



Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios.

Se está registado no Jornal de Negócios faça login.
Caso contrário poderá registar-se gratuitamente.
Comentários
  • olho vivo-a economia esta a recuperar a niveis normais.........
  • uma vez mais... a bola de cristal dos "velhos do restelo"
  • solução
  • Total de comentários: 6
    Ver mais

    A edição do Negócios em formato digital 

    Subscreva aqui:

     

     

                 

                     

     

     As acções mais recomendadas

    Veja aqui quais:

     

    © MediaFin SA 2003

    © 2001-2008 - Bolsamania Tech Solutions

    Divisão de Web Financial Group, S.A.

    Todos os direitos reservados.