Página Inicial | Actualizar |Favoritos| A sua Homepage | Enviar por mail | Imprimir | Mapa do site | Ajuda | Registo Gratuito
Terça, 09 Fevereiro 2010
Pesquisar:
Negócios Mobile|Portfolio|Cotações |Análise Fundamental|Análise Técnica|Fóruns|Alertas|Newsletters|Fundos|Ticker|Emprego
Publicado 11 Setembro 2009  10:18
Crédito
Bancos obrigados a actualizar seguros de vida na habitação a partir de 10 de Dezembro
A partir de 10 de Dezembro as instituições financeiras não poderão impor aos clientes de crédito à habitação a contratação de seguros de vida através do próprio banco. E terão de fazer depender o capital seguro do montante em dívida. Ou seja, actualizar o valor do seguro consoante a amortização de capital que o cliente vai realizando.

Sara  Antunes
saraantunes@negocios.pt

A partir de 10 de Dezembro as instituições financeiras não poderão impor aos clientes de crédito à habitação a contratação de seguros de vida através do próprio banco. E terão de fazer depender o capital seguro do montante em dívida. Ou seja, actualizar o valor do seguro consoante a amortização de capital que o cliente vai realizando.

De acordo com o Decreto-Lei nº. 222/2009 as instituições terão agora de se reger por regras mais transparentes no que respeita aos seguros de vida. Informação mais detalhada e mais transparente estão entre as exigências da nova legislação.

Mas a grande alteração é a que visa a actualização dos prémios dos seguros de vida nos contratos de crédito à habitação com o montante em dívida que os clientes têm.

As seguradoras e as mediadoras de seguros, seja através do banco com que se faz o contrato de crédito à habitação, seja através de uma outra instituição, terão agora de ir actualizando os prémios dos seguros consoante a amortização do capital em dívida.

A lei entra em vigor 90 dias após ter sido publicada, pelo que 10 de Dezembro será a data.

A nova legislação obriga assim a que os bancos informem as seguradoras do montante em dívida para que estas possam actualizar os valores. Isto aplica-se tanto aos casos em que as seguradoras são do próprio banco como às seguradoras que são escolhidas pelos clientes e que não pertencem ao banco onde contrataram o crédito à habitação.

O Decreto-Lei determina ainda que as instituições creditem ou restituam “ao segurado as quantias entretanto pagas no âmbito do contrato de seguro”, tendo em consideração a data da alteração do capital em dívida.



Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Jornal de Negócios.

Se está registado no Jornal de Negócios faça login.
Caso contrário poderá registar-se gratuitamente.

A edição do Negócios em formato digital 

Subscreva aqui:

 

 

             

                 

 

 As acções mais recomendadas

Veja aqui quais:

 

© MediaFin SA 2003

© 2001-2008 - Bolsamania Tech Solutions

Divisão de Web Financial Group, S.A.

Todos os direitos reservados.