Análises Rating CPR ARC Ratings (redenominação da Companhia Portuguesa de Rating) mantém notações A / A-1 ao Grupo Unicer

ARC Ratings (redenominação da Companhia Portuguesa de Rating) mantém notações A / A-1 ao Grupo Unicer

Apesar do contexto fortemente recessivo do mercado português, o Grupo Unicer mantém uma forte capacidade de geração de fundos, beneficiando das importantes posições de mercado que mantém em Portugal nos segmentos das cervejas e das águas engarrafadas e da estratégia de internacionalização (sobretudo para Angola).
Negócios 19 de novembro de 2013 às 09:24

Apesar do significativo investimento em curso, a forte geração de fundos permitiu ao Grupo Unicer aumentar o endividamento apenas de forma moderada e ainda melhorar a sua autonomia financeira. A análise de sensibilidade realizada pela ARC Ratings, S.A. (ARC Ratings) (redenominação da Companhia Portuguesa de Rating, S.A.) à geração de fundos pelo Grupo permitiu concluir que, mesmo num cenário muito pessimista de quebra acentuada das vendas no curto prazo, o Grupo Unicer deverá conseguir manter níveis de endividamento financeiro e de autonomia financeira em linha com o histórico recente se reduzir os gastos de marketing, os investimentos e / ou a distribuição de dividendos e a curto prazo as suas (eventuais) necessidades de financiamento estão em grande parte cobertas por financiamentos a médio e longo prazo.

 

Assim, na opinião da ARC Ratings, as capacidades da Unicer - Bebidas de Portugal, S.G.P.S., S.A. (Unicer – holding do Grupo Unicer) e da Unicer - Bebidas, S.A. (Unicer Bebidas – empresa detida a 100,0% pela Unicer) honrarem, atempadamente e na íntegra, os seus compromissos financeiros de médio e longo prazo continuam a ser fortes, pelo que lhes mantém a notação A. A ARC Ratings mantém também a tendência negativa a esta notação, reflectindo as perspectivas negativas que pendem sobre o mercado português, resultante da instabilidade macro-económica, e o aumento da dependência do mercado angolano, que apresenta elevadas incertezas na legislação aduaneira e nas condições de desenvolvimento da actividade. As capacidades da Unicer e da Unicer Bebidas honrarem, atempadamente e na íntegra, os seus compromissos financeiros de curto prazo são / continuam a ser fortes, na opinião da ARC Ratings, pelo que lhes atribui / mantém a notação A-1, com tendência estável.