Bolsa Bolsa nacional cai 2% para mínimo de Agosto de 2012

Bolsa nacional cai 2% para mínimo de Agosto de 2012

A bolsa nacional abriu em forte queda, com o PSI-20 a descer já mais de 2%, atingindo um novo mínimo desde Agosto de 2012. O BCP destaca-se pela negativa, com uma queda de mais de 6%.
Nuno Carregueiro 20 de janeiro de 2016 às 08:14

A bolsa nacional está a acompanhar o movimento de forte queda que volta a dominar os mercados bolsistas esta manhã, com o PSI-20 a recuar mais de 2%.

O principal índice da bolsa portuguesa desce 2,04% para 4.583,74 pontos, com 15 cotadas em queda e duas sem variação. O PSI-20 já tocou em mínimos desde Agosto de 2012, depois de no início da semana ter atingido mínimos desde o início de 2014. No acumulado deste ano o índice português já recua 13,7%, sendo que são muito os índices europeus que também marcam perdas de dois dígitos em 2016.

Nas praças europeias as quedas são da mesma dimensão na sessão de hoje, com os investidores a saírem das acções perante os receios com o abrandamento da economia mundial e a queda dos preços do petróleo.

Em Tóquio, o Topix e o Nikkei desvalorizaram mais de 3,5% na sessão desta quarta-feira, elevando para 21% a queda face ao anterior máximo. O Brent em Londres cede 2,36% para 28,08 dólares, voltando a aproximar-se de mínimos de 12 anos.


Em Lisboa destaca-se o BCP pela negativa, com uma queda de 6,52% para 3,3 cêntimos. O banco liderado por Nuno Amado já recua perto de 30% em cinco sessões e está a negociar em mínimos de Setembro de 2012. Ontem as acções afundaram 10%, sem notícias específicas que expliquem a tendência de forte queda. Também o BPI está em queda acentuada, com os títulos a recuarem 4,38% para 0,895 euros.

A banca nacional tem estado sobre pressão depois do Banco de Portugal ter decidido transferir cinco linhas de obrigações de dívida sénior do Novo Banco para o BES, o que provocou perdas de quase 2 mil milhões de euros para investidores institucionais.

A pressionar o PSI-20 está também a Galp Energia, que recua 2,19% para 9,38 euros devido à queda das cotações do petróleo. A EDP desce 1,48% para 2,992 euros e a REN recua 1% para 2,685 euros.

A Jerónimo Martins cai 1,96% para 10,77 euros e a Sonae SGPS desce 0,98% para 0,912 euros. A Mota-Engil, que tem sido fortemente pressionada nas últimas sessões, está a recuar 0,83% para 1,2 euros.

PSI-20 já está em mínimos de 2012
PSI-20 já está em mínimos de 2012

 

(notícia actualizada pela segunda vez às 8:40 com mais informação )   




A sua opinião20
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado AVerVamos Há 4 semanas

1-As bolsas antecipam sempre a evolução das economias. Nervosas, temerosas, efusivas, mas acabam sempre por demonstrar o que se vai passar. Goste-se ou não se goste.
2-O PSI (qualquer coisa) galopa para o seu valor mais baixo do século XXI, onde o minimo foi em 2012 (pico da crise em Portugal).
3-O ataque cerrado que está a ser feito ao nosso sistema bancário, nomeadamente BCP (basta ver as posições curtas tomadas nos últimos 5 dias) representam um autêntico risco à nossa soberania financeira.
5-Além de conjuntura internacional, é preciso compreender a imagem que está a ser passda para o exterior por parte deste governo. Quando pessoas que têm muito mais voz, que ACOSTA, vêm designar Portugal como a Venezuela da Europa (E COM RAZÃO) penso que está tudo dito.
6-Enquanto tudo isto se passa. Temos um governo e um parlamento que brinca aos cortes de medidas anteriores.
7- O tic-tac está a contar e BEM rápido. Ou arrepiam caminho ou vai tudo pelo CANO ABAIXO..

comentários mais recentes
Anónimo Há 4 semanas

Qual é o fundo q está a fechar posições na MOTA ENGIL ??? Caro amigo Luis Esteves você deve ter mais informações das que constam da CMVM ou então anda à procura de papalvos! http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%#$_\#-T

URSO SIBERIANO Há 4 semanas

Coitados
vou resumir:
era o investidor para o Banif
a fusao do BCP-BPI
a OPA à Inapa
a OPA ao BCP
e agora é a OPA à Mota
coitados, até tenho pena
deixem de estar agarrados e aprendam a shortar!

Anónimo Há 4 semanas

OPA à Mota-engil? É a anedota do dia, de alguns desesperados...

Luis Esteves Há 4 semanas

o Fundo que tinha 2% da Mota a apostar na queda está a fechar posições pouco a pouco.
isto quer dizer que eles sabem algo mais do que nós.
estejam atentos.
OPA a caminho na MOTA ENGIL

ver mais comentários
pub