OPV dos CTT Infografia: Conheça as avaliações de três bancos às acções dos CTT

Infografia: Conheça as avaliações de três bancos às acções dos CTT

"Research" do CaixaBI, BESI e BBVA atribuem preço-alvo médio de 5,52 euros às acções. Conheça as avaliações de cada um dos bancos e as forças e fraquezas do negócio dos Correios.
Paulo Moutinho Nuno Teixeira - Infografia 06 de dezembro de 2013 às 16:04

O Negócios teve acesso às avaliações mínimas e máximas apresentadas por três dos quatro bancos de investimento responsáveis pela OPV. O ponto médio da avaliação do CaixaBI, BESI e BBVA – o JPMorgan não apresentou no "research" um intervalo de preços –, os CTT apresentam um valor de 828,5 milhões de euros. Ou seja, apenas 500 mil euros acima dos 828 milhões a que a empresa ficou avaliada ao preço final.


Dada a procura dos grandes investidores, o Estado vendeu cada acção a 5,52 euros. Praticamente a média das avaliações dos "research" entregues pelos bancos aos institucionais no "roadshow", o que faz com que a nova cotada não apresente margem para ganhos.

 

Face à avaliação média, não há potencial. Mas considerando os valores máximos que apresentados por dois dos três bancos de investimento para a empresa, há. O BES Investimento foi aquele que apresentou um valor mais elevado para a OPV. No limite superior, os Correios poderiam valer quase o dobro da melhor proposta (não oficial) apresentada ao Governo na venda directa, de cerca de 600 milhões.

 

De acordo com a nota produzida pelo departamento de análise fundamental que depois foi utilizada pelo BESI para apresentar aos potenciais investidores, os CTT valem entre 900 e 1.110 milhões de euros. Dividido pelos 150 milhões de títulos, cada acção pode valer entre 6,00 e 7,40 euros. Face ao preço máximo, as acções podem avançar 33,6% tendo em conta o valor de fecho na primeira sessão em bolsa: 5,54 euros.

 

O BBVA e o CaixaBI apresentaram ambos preços bem inferiores. Em nenhum dos casos o máximo chegou perto do valor mínimo do banco de investimento do BES. No caso do BBVA, as acções valem entre 4,40 e 5,67 euros, sendo o ponto médio de 5,03 euros. Já na análise do departamento de "research" do banco de investimento do Estado, o preço varia entre 4,48 e 5,19 euros.




Saber mais e Alertas
pub