OPV ES Saúde ES Saúde volta a tocar nos 3,20 euros pela primeira vez desde a estreia

ES Saúde volta a tocar nos 3,20 euros pela primeira vez desde a estreia

Ao fim de uma semana, a empresa de gestão hospitalar tocou novamente no preço a que foi vendida aos investidores e no preço a que entrou em bolsa.
ES Saúde volta a tocar nos 3,20 euros pela primeira vez desde a estreia
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro 19 de fevereiro de 2014 às 12:35

Foi preciso exactamente uma semana para as acções da Espírito Santo Saúde voltarem a ultrapassar o preço a que entraram em bolsa. Os títulos da companhia que gere unidades hospitalares, como o Hospital da Luz, estão em alta pela segunda sessão consecutiva.

 

As acções da empresa sob o comando de Isabel Vaz (na foto) seguem a somar 0,31% para negociarem nos 3,20 euros, depois de ontem terem encerrado nos 3,19 euros. Durante a sessão desta quarta-feira, os papéis já marcaram uma valorização mais expressiva, que levou os títulos aos 3,21 euros.

 

Os últimos dias da ES Saúde têm sido positivos para a empresa depois de uma estreia pouco animadora na Bolsa de Lisboa, na semana passada, em que os títulos não ganharam terreno.

Na sessão desta quarta-feira, a troca de acções da companhia, cujo maior accionista continua a ser a Espírito Santo Health Care Investments (detida pelos vários ramos das famílias Espírito Santo), está a ser mais intensa do que nos dois dias anteriores, com um volume superior a 349 mil acções.

 

A valorização de ontem e de hoje ocorre depois de ser público que há quatro gestoras de fundos de investimento no capital da empresa. Juntas, a Fidelity Management & Research, a Fidelity International Limited, a Invesco e a T.Rowe Price têm mais de 13% do capital social da empresa.

 

Ao preço a que negoceia hoje, a Espírito Santo Saúde reforça o seu valor de mercado e atinge uma capitalização bolsista de 305,7 milhões de euros. Foi este o valor que a empresa ficou avaliada depois da oferta pública de venda, a operação através da qual o grupo vendeu 49% do capital a investidores (institucionais, público em geral e trabalhadores), precisamente a 3,20 euros por acção. Foi também esse o preço a que, depois, as acções entraram em bolsa, na passada quarta-feira. Preço que, desde então, nunca mais tinha sido alcançado. Até esta quarta-feira.

 

 
O que é a Espírito Santo Saúde
A ES Saúde detém 18 unidades clínicas que totalizam 1.179 camas e 8.907 colaboradores, segundo dados relativos a 30 de Setembro de 2013.
 
Na sua rede, destacam-se os hospitais da Luz (Lisboa), Arrábida (Vila Nova de Gaia) e Beatriz Ângelo (Loures), sendo este último uma parceria entre o Grupo Espírito Santo e o Estado, onde se define que a ESS tem assegurada, por 10 anos, a gestão dos cuidados de saúde desta unidade hospitalar.
 
Até Setembro, últimos dados financeiros disponíveis, a ESS obteve uma receita de 279,5 milhões de euros e lucros de 9,1 milhões.

 

 




pub