Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Depois da entrega do Orçamento do Estado para 2017, esperam-se agora as reacções. Fique ainda atento aos dados finais da inflação na Zona Euro de Setembro. E hoje há anúncio por parte da Tesla.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Alexandra Machado 17 de Outubro de 2016 às 07:30
Eurostat confirma valores da inflação
Depois da primeira estimativa da inflação para a Zona Euro, o Eurostat divulga esta segunda-feira os dados finais. No "flash", o Eurostat estimou uma taxa de inflação de 0,4% em Setembro, o valor mais elevado desde 2014. 
Na semana em que o BCE vai reunir-se, é mais um dado que analisará para ver o efeito da sua política de estímulos económicos.



Olhos postos na Tesla

"Inesperado para a maioria". Foi o que prometeu o fundador da Tesla, Elon Musk, para o anúncio desta segunda-feira que a Tesla Motors irá fazer. O anúncio de um produto é o que se aguarda, sem que tenha dado grandes detalhes. Mas fez saber que era algo diferente do tecto solar, divulgado no final de Setembro, pela SolarCity, da qual é "chairman".

Esta segunda-feira é também dia de resultados do Netflix e do Bank of America. 



Fed é sempre de "controlar"

À medida que se aproxima a provável nova subida dos juros pela Reserva Federal norte-americana, todas as declarações são seguidas pelos mercados com uma atenção redobrada. Esta segunda-feira é o vice-presidente Stanley Fischer a discursar no Economic Club of New York. Fischer  foi dos que defendeu a manutenção dos juros na reunião de Setembro.

 

Governo entrega a Bruxelas os seus planos
Depois de ter feito chegar ao Parlamento português a sua proposta para o Orçamento do Estado para 2017, o Governo faz chegar hoje a Bruxelas o plano orçamental com as principais linhas de política económica e orçamental para 2017 e um relatório de "acção efectiva" a que ficou obrigado no âmbito do agravamento do PDE decidido em Julho por mau desempenho orçamental entre 2012 e 2015. Documentos que podem ser cruciais nas sanções que ainda podem suspender alguns fundos comunitários nacionais e para aproximar o país da saída dos Procedimentos dos Défices Excessivos (PDE). 
   

Banca: a reacção

A fusão em Itália entre Banco Popolare e Banca Popolare di Milano (BPM), os resultados nos Estados Unidos e, em Portugal, a notícia de que o Orçamento para 2017ajudará a aliviar o esforço de capitalização que os bancos vão ter de fazer devido às novas regras da resolução são motivos para se esperar reacções das cotadas ligadas ao sistema financeiro na bolsa nacional. 

 



pub