Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira o destaque vai para Assembleia Geral do BPI, bem como para o último leilão de obrigações realizado este ano pelo IGCP. Lá fora, a Fed divulga as minutas da última reunião, que deverão apontar para uma subida das taxas de juro na reunião de Dezembro.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Investidores atentos à AG do BPI 

Realiza-se esta quarta-feira a Assembleia Geral do BPI, no Porto, com os accionistas a pronunciarem-se sobre a venda de 2% do Banco de Fomento de Angola à Unitel, por 28 milhões de euros. Esta venda foi proposta pelo conselho de administração do BPI como solução para cumprir as exigências do Banco Central Europeu que obrigam à redução da exposição ao mercado angolano – e com a condição de, na AG de 21 de Setembro, os accionistas do BPI aprovarem a eliminação dos limites aos direitos de voto que constavam dos estatutos do banco, o que se verificou.



Tesouro tenta emitir até 750 milhões de euros em leilão

A agência de gestão de tesouraria e dívida pública (IGCP) realiza o último leilão de Obrigações do Tesouro de 2016. A instituição liderada por Cristina Casalinho procura levantar entre 500 e 750 milhões de euros em dívida com maturidade em Abril de 2021 e informou que, após esta operação, não voltará a haver mais emissões no âmbito do "programa de emissões de Obrigações do Tesouro em 2016". 



Minutas da Fed deverão apontar para subida de juros

Depois de vários membros da Reserva Federal dos EUA e a própria Janet Yellen terem vindo, na última semana, preparar os investidores para uma mexida na taxa de referência em Dezembro, deverão ser as minutas relativas à reunião de 1 e 2 de Novembro a apontar nesse sentido. As probabilidades no mercado de futuros dão como quase certa uma subida dos juros em Dezembro, sobretudo depois da especulação de que o plano económico de Trump irá criar pressões inflacionistas.



Mercado petrolífero à espera de conhecer as reservas

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), divulga dos dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina. Ainda no mesmo sector, a Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.



Economia em foco na Europa e EUA

Esta quarta-feira há mais dados económicos que ajudarão a medir o pulso às economias. Na Zona Euro será divulgado o índice PMI da indústria e serviços relativo a Novembro (dados preliminares). Já nos EUA teremos os números das vendas de casas novas em Outubro, bem como o sentimento dos consumidores em Novembro (medido pela Universidade do Michigan) e o índice PMI para a indústria, da Markit, referente também a Novembro. Na África do Sul e Rússia serão conhecidos os valores da inflação, e no México as atenções estarão concentradas na divulgação do PIB do terceiro trimestre.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub