Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, o Banco de Inglaterra dá a conhecer as suas decisões de política monetária, um dia depois de a Reserva Federal norte-americana ter subido em 25 pontos base a taxa de juro directora. Por cá, a evolução do BCP vai continuar a concentrar as atenções.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 15 de Dezembro de 2016 às 07:30
BCP vai continuar na berlinda

As acções do BCP voltaram a ceder terreno na sessão de quarta-feira, tendo fechado a recuar mais de 3% e elevando para mais de 15% a queda em dois dias, provocada pela saída inesperada do Sabadell do capital do banco liderado por Nuno Amado. A saída do Sabadell acontece depois de os chineses da Fosun terem comprado 16,7% do BCP num aumento de capital reservado que reduziu a posição dos restantes accionistas. Esta quinta-feira, os investidores vão continuar atentos à evolução dos títulos em bolsa.



Banco de Inglaterra decide política monetária

O Banco de Inglaterra (BoE) vai anunciar as suas decisões em matéria de taxas de juro e de compra de activos. Espera-se que o comité de política monetária do banco central britânico decida manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,25% e que o seu programa de flexibilização quantitativa (traduzido na compra de activos) se mantenha como planeado. O BoE tem estado a avaliar o impacto sobre a economia da desvalorização da libra esterlina, bem como as perspectivas para a inflação no Reino Unido.



Indicadores económicos medem o pulso às economias

Esta quinta-feira há mais dados económicos para divulgação. Por cá, o INE divulga os números da actividade turística, referentes a Outubro e os dados sobre o rendimento e condições de vida em 2016. Além disso, o Banco de Portugal publica o seu Boletim Oficial. No resto da Europa teremos em destaque o índice da Markit para os serviços e para a indústria na Zona Euro, de Dezembro, e as vendas a retalho em Novembro no Reino Unido.

Nos EUA, serão divulgados os dados sobre novos pedidos de subsídio de desemprego, relativos à semana terminada a 10 de Dezembro, bem como o índice de preços no consumidor em Novembro [espera-se que a inflação tenha acelerado, a caminho assim da meta proposta pela Fed] e o défice das contas correntes do terceiro trimestre.



Petróleo e matérias-primas agrícolas em destaque

Hoje, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de gás natural na semana passada nos Estados Unidos. Por outro lado, o Departamento norte-americano da Agricultura apresenta os números referentes às suas exportações. 



Oracle e Adobe Systems apresentam contas

As companhias de software Oracle e Adobe Systems estão entre as empresas que esta quinta-feira reportamm as suas contas trimestrais. No que diz respeito à Oracle, os investidores estão especialmente atentos às suas contas, relativas ao segundo trimestre fiscal, para verem como está a situação da empresa depois de a NetSuite, companhia de software da cloud, ser adicionada à equação – já que em Novembro os accionistas deram luz verde à sua compra. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Manuel Guedes Há 2 dias

1) Ser 2) Um 3) Bom 4) Jornal 5) Económico

pub