Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, os investidores vão continuar atentos à banca europeia, com especial destaque para Itália, onde o Monte dei Paschi continua sob os holofotes. Teremos também os dados do PIB do terceiro trimestre nos Estados Unidos, bem como a aprovação do Orçamento do Japão para 2017.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 22 de dezembro de 2016 às 07:30
Apuros do Monte dei Paschi concentram as atenções

O banco italiano Monte dei Paschi di Siena - que na segunda-feira, 19 de Dezembro, deu início ao seu plano de recapitalização - não conseguiu ainda garantir um investidor estratégico e não está a atrair o interesse desejado na operação de troca de dívida por acções. Falhados estes passos, a intervenção do Estado está a ser apontada como iminente. No desempenho em bolsa, o banco fechou ontem a cair 12,08%, depois de ter chegado a afundar 19,09% durante a sessão, naquele que foi o valor mais baixo desde que começou a negociar em 1999. Durante a manhã, os títulos chegaram mesmo a ser suspensos devido às fortes descidas.



Por cá temos as estatísticas sobre as finanças e as contas públicas

O Banco de Portugal publica o Boletim Estatístico que actualiza as estatísticas monetárias, financeiras, cambiais, da balança de pagamentos, da posição de investimento internacional e das contas nacionais financeiras. No resto da Europa, o Banco Central Europeu publica o Boletim Económico. Teremos ainda as vendas a retalho em Itália, referentes a Outubro, e a confiança dos consumidores do Reino Unido, em Dezembro, medida pela empresa de sondagens GfK.


Economia norte-americana deve ter crescido 3,3%

Nos Estados Unidos serão divulgados os dados do PIB no terceiro trimestre (última leitura), estimando-se que a economia norte-americana tenha crescido a uma taxa anualizada de 3,3%. Serão também conhecidos os rendimentos e os gastos das famílias em Novembro, um indicador que permite retirar pistas para a evolução do PIB no quarto trimestre. Os economistas do RBC Capital Markets antecipam uma quebra nos rendimentos, mas uma subida nos gastos. Além disso, serão ainda apresentados os números relativos às encomendas de bens duradouros em Novembro, bem como os pedidos semanais de subsídio de desemprego e os indicadores económicos avançados de Novembro.


Orçamento do Japão em aprovação

Será hoje aprovado o Orçamento de 2017 do Japão, bem como o terceiro orçamento rectificativo para o actual ano fiscal. Na terça-feira, 20 de Dezembro, naquela que foi a sua última reunião de 2016, o Banco do Japão (BoJ) manteve a sua política monetária inalterada, deixando a taxa de juro de referência em -0,1% e assumindo uma postura mais optimista em relação à economia.

 


Reservas de gás em destaque nos EUA

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga dos dados relativos aos inventários de gás natural dos EUA na semana passada. Além disso, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações na semana passada.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub