Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira, o INE divulga as contas nacionais do terceiro trimestre e a DGO apresenta os dados da execução orçamental de Novembro. É também dia de as bolsas em Wall Street encerrarem duas horas mais cedo, em antecipação do Natal.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 23 de dezembro de 2016 às 07:30
Contas nacionais e execução orçamental apresentadas em Portugal

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga os dados sobre as empresas do comércio, relativos a 2015, bem como as contas nacionais do terceiro trimestre. Por outro lado, a Direcção-Geral do Orçamento divulga os números da execução orçamental referentes a Novembro. No resto da Europa serão apresentados os dados da onfiança dos consumidores na Alemanha (estimativa para Janeiro pela empresa de sondagens GfK), bem como os números finais do PIB no terceiro trimestre em França e no Reino Unido.



Casas novas e confiança dos consumidores dão mais sinais sobre os EUA

Nos Estados Unidos são divulgados os dados da venda de casas novas em Novembro. O consenso do mercado aponta para que a tendência de recuperação continue. As estimativas apontam para um aumento de 563 mil, para 575 mil no número de casas novas vendidas. A confiança dos consumidores norte-americanos relativa a Dezembro, medida pela Universidade do Michigan, será também conhecida esta sexta-feira.



Bolsas norte-americanas encerram mais cedo

A generalidade das bolsas europeias fecha à hora habitual esta sexta-feira, 23 de Dezembro. Ou seja, em Lisboa a negociação encerra às 16h36 e nas restantes praças do Velho Continente pelas 17h, com excepção da praça de Atenas que fecha habitualmente às 15:30 (hora de Lisboa). Nos Estados Unidos, contudo, as transacções vão terminar duas horas mais cedo do que o habitual. Vão encerrar às 19:00 de Lisboa, em vez de pararem às 21:00.


Fitch pronuncia-se sobre a Bélgica?

O calendário de eventuais revisões das notações soberanas, sobretudo na Europa, está pouco preenchido esta sexta-feira, 23 de Dezembro. Além disso, os relatórios sobre os ratings e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que este agendamento é apenas indicativo. Entre as "três grandes", apenas a Fitch poderá anunciar decisões e desta vez será sobre a Bélgica.

 


Plataformas de crude e gás em destaque nos EUA

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás natural nos Estados Unidos. Ainda no que diz respeito às matérias-primas, a Comissão norte-americana de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) reporta as posições nos futuros e opções por parte dos operadores.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub