Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira, teremos por cá o leilão de dívida de curto prazo e os dados do INE relativos à produção industrial de Março. Na Zona Euro há balança comercial e inflação. Além disso, o FMI divulga o relatório de estabilidade financeira e o Fiscal Monitor, e a Fed divulga o seu Livro Bege.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 19 de abril de 2017 às 07:30
Portugal procura até 1.250 milhões em dívida de curto prazo

A agência de gestão de tesouraria e dívida pública (IGCP) anunciou na semana passada a realização de um duplo leilão de dívida de curto prazo para esta quarta-feira.

Depois de ter emitido 1.250 milhões de euros em obrigações do tesouro (OT) a cinco e oito anos com juros mais baixos, o Tesouro português procura levantar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros, nas operações agendadas para esta quarta-feira. Os títulos têm maturidade em 21 de Junho e 16 de Março de 2018.



Livro Bege da Fed com novas previsões para os EUA

Na semana em que a instituição liderada por Christine Lagarde actualiza as suas previsões para a economia mundial será ainda divulgado, na quarta-feira, o Livro Bege da Reserva Federal dos EUA.


O documento deverá deixar novas indicações sobre a evolução da economia do país. Perspectivas positivas poderão suportar a tese para novos aumentos de juros por parte do banco central norte-americano.



FMI e Bretton Woods em evidência

O Comité de Bretton Woods realiza a sua reunião anual para analisar as perspectivas económicas num contexto político incerto. Entre os oradores estarão Christine Lagarde, directora-geral do FMI, Paul Volcker, ex-presidente da Reserva Federal, e Tharman Shanmugaratnam, vice-primeiro-ministro de Singapura.

Hoje será também dia de apresentação do relatório de estabilidade financeira do Fundo Monetário Internacional, bem como do seu Fiscal Monitor.


Além disso, Benoît Coeure, membro do Banco Central Europeu, discursa num evento em Nova Iorque.


Mais dados económicos e resultados da banca americana

Há mais indicadores económicos a serem divulgados esta quarta-feira. Por cá, o INE divulga o índice de preços na produção industrial, em Março. No resto da Europa, destaque para dois dados da Zona Euro: o índice de preços no consumidor, em Março, e a balança comercial de Fevereiro.


Do lado empresarial, continuam a ser divulgados resultados da banca norte-americana. Depois do Citigroup, JPMorgan Chase e Wells Fargo na quinta-feira, e do Goldman Sachs e Bank of America ontem, hoje será a vez do Morgan Stanley. Noutros sectores, destaque ainda para a apresentação de contas da BlackRock, American Express e Heineken.

 


Mercado petrolífero em destaque

O GCC Petroleum Media Forum arranca em Abu Dhabi e decorre até dia 20. Entre os oradores estarão o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo, bem como os ministros do Petróleo da Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Bahrein.

Por outro lado, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia), divulga dos dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar