Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira começam as reuniões da Primavera do Banco Mundial e do FMI. Além disso, a agência de notação financeira canadiana DBRS poderá pronunciar-se sobre o “rating” soberano de Portugal.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 21 de abril de 2017 às 07:30
Jerónimo Martins reage aos resultados

A Jerónimo Martins fechou o primeiro trimestre com lucros de 78 milhões de euros, um ligeiro aumento face ao período homólogo. As vendas cresceram 9% para 3,6 mil milhões de euros, anunciou a empresa ontem após o fecho da bolsa.

A dona do Pingo Doce deverá estar a reagir esta sexta-feira, em bolsa, aos resultados – que ficaram em linha com as estimativas dos analistas.



DBRS pronuncia-se sobre "rating" de Portugal

A agência de notação financeira canadiana DBRS, a única que mantém o "rating" de Portugal com uma classificação de "investment grade", tem agendado para esta sexta-feira um possível comentário sobre a situação do país. Numa nota divulgada na semana passada, o Commerzbank refere que não descarta "a possibilidade de a DBRS mudar a tendência para positiva, dado o seu historial de ser muito "branda" ('dovish') em relação a Portugal. No entanto, dados os eventos de risco durante as próximas semanas e a venda do Novo Banco, isso parece prematuro na nossa opinião". A expectativa é que mantenha a avaliação.

Também poderá haver mexidas nos "ratings" ou "outlooks" de outras dívidas soberanas, com destaque para Itália (Fitch), Áustria (DBRS) e Polónia (S&P).



Arrancam as reuniões da Primavera do Banco Mundial e do FMI

As Reuniões da Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional têm início em Washington e decorrem até domingo, 23 de Abril.

Responsáveis governamentais, banqueiros centrais, académicos e membros do sector privado estarão congregados na capital norte-americana, para debaterem temas relacionados com a economia mundial e com o desenvolvimento internacional.


Mais dados económicos e resultados de empresas

Há mais indicadores económicos a serem divulgados esta sexta-feira. Na Zona Euro, teremos o índice da Markit para a indústria, relativo a Abril. Ainda na Europa, sobreassairão também as vendas a retalho no Reino Unido. Nos EUA, destaque para as vendas de casas usadas em Março, e para o índice PMI de Abril para a indústria, elaborado pela Markit.

Também prossegue a apresentação das contas trimestrais de empresas de todo o mundo, com destaque hoje para a General Electric e para a Honeywell International Inc.

 


Plataformas de crude e gás em destaque nos EUA

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.

Ainda no que diz respeito às matérias-primas, a Comissão norte-americana de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) reporta as posições semanais nos futuros e opções por parte dos operadores.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub