Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira teremos a divulgação da taxa de desemprego e os dados do comércio em Portugal, bem como o leilão de dívida nacional a cinco e a dez anos numa operação de financiamento levada a cabo pelo IGCP. Lá fora, várias reuniões irão centrar as atenções dos mercados.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Portugal realiza leilão de dívida a cinco e dez anos

Na semana que se segue às presidenciais francesas, o Tesouro regressa ao mercado. O IGCP realiza um duplo leilão a cinco e a dez anos, com o montante indicativo da operação a ser fixado num montante entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.

A dívida portuguesa atravessa uma espécie de estado de graça junto dos investidores. Depois das dúvidas nos primeiros meses do ano, a tendência das últimas semanas é de subida do valor das obrigações e, consequentemente, de descida das taxas de juro.



Sonae Indústria reage aos resultados e redução do capital

A assembleia-geral da Sonae Indústria aprovou ontem a redução do capital social da empresa e o reagrupamento de acções a partir do final de Julho. De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o capital é assim reduzido nas dimensões que já se conheciam, em mais de dois terços, de 812,1 milhões de euros para 253,31 milhões. Esta fase não implica a redução do número de acções existentes.

Por outro lado, a empresa reportou os seus resultados do primeiro trimestre, após o fecho da bolsa. A Sonae Indústria terminou o primeiro trimestre do ano com um lucro duas vezes superior ao registado há um ano.



Exportações e desemprego em foco por cá

Após ter revelado que a taxa de desemprego ficou abaixo de 10% em Fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os números do primeiro trimestre com dados mais detalhados sobre a evolução do emprego em Portugal. Além destes números, o INE divulga também as estatísticas do comércio internacional, relativas a Março. Em Fevereiro, as exportações tiveram um crescimento de 9% face ao mesmo mês de 2016. No entanto, o ritmo de crescimento abrandou.  

No resto da Europa, Itália e França apresentarão os dados da produção industrial em Março.


No domínio empresarial, destaque para a divulgação das contas trimestrais da japonesa Toyota.


Círculo de Montevideo e ASEAN em destaque

O Círculo de Montevideo reúne-se em Buenos Aires com membros como os multimilionários Carlos Slim e Alejandro Bulgheroni, a par com os ex-presidentes do México e da Colômbia, Ernesto Zedillo e Alvaro Uribe, respectivamente. O grupo foi fundado em 1996 com o objectivo de debater os desafios mundiais na perspectiva da América Latina.


Por outro lado, decorre o Fórum Económico Mundial sobre a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em Phnom Penh (Camboja), onde estarão presentes empresários, ministros e líderes da ASEAN, da Índia e de Timor-Leste.

 


Brexit e política monetária europeia em debate

Os embaixadores de países da União Europeia reúnem-se em Bruxelas para debaterem a saída do Reino Unido do bloco europeu (Brexit). Por outro lado, Michel Barnier, negociador do Brexit junto da UE, responde a perguntas sobre este tema por parte dos deputados espanhóis.

Além disso, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, responde a perguntas dos deputados holandeses, numa audição aberta com a duração de duas horas que terá lugar em Haia.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar