Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira estará em destaque o PIB e a balança comercial da Zona Euro, bem como a actividade do turismo em Portugal no primeiro trimestre. Lá fora, realizam-se vários eventos que centrarão as atenções dos investidores.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 16 de maio de 2017 às 07:30
PIB na Zona Euro, produção industrial nos EUA e Vodafone em foco

O Eurostat divulga esta terça-feira os dados do PIB do primeiro trimestre na Zona Euro, bem como a balança comercial de Março no bloco que partilha a moeda única. Ainda por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta a actividade do turismo no primeiro trimestre e o rendimento e condições de vida – dados de 2016, referentes ao ano de 2015.

Nos Estados Unidos, os dados da produção industrial e da construção de casas novas, em Abril, serão analisados de perto esta terça-feira. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipam sinais positivos destes indicadores o que, a confirmar-se, dará mais confiança sobre a economia americana.


Do lado empresarial, destaque para a apresentação de contas da Vodafone e e da Home Depot.



JPMorgan realiza assembleia geral anual

O maior banco norte-americano, JPMorgan Chase, realiza a sua reunião magna anual, em Wilmington (Delaware). Os accionistas votarão uma proposta para suspender o pagamento dos prémios de opções sobre acções não vencidas a executivos séniores que deixem o banco para seguirem ocuparem cargos em serviços governamentais.

Uma vez que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem recorrido a executivos de Wall Street para ocuparem funções de topo, os delegados trabalhistas estão a operar no sentido de restringir esta prática.



Conferência SALT domina as atenções

A Conferência anual da SkyBridge Alternatives (SALT) conta, nesta edição de 2017, com muitos convidados de peso, entre os quais Anthony Scaramuci, fundador da SkyBridge; Bill Ackman, CEO da Pershing Square Capital Management; Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal norte-americana; David Cameron, ex-primeiro-ministro britânico; Jerry Jones, dono dos Dallas Cowboys; e Mike Tyson, antigo campeão de pesos-pesados.

O evento decorre em Las Vegas até ao dia 19 de Maio. 


Private Equity em debate nos EUA

A International Finance Corp., sob a égide do Banco Mundial, realiza a Conferência Global sobre Private Equity, em Washington. O co-CEO da Warburg Pincus, Chip Kaye, e o presidente do "think tank" norte-americano Council on Foreign Relations (Conselho de Relações Externas), Richard Haass, estão entre os oradores.

A conferência, que arranca esta terça-feira, vai decorrer até ao dia 17 de Maio.

 


Platina e petróleo em destaque nas matérias-primas

Até ao dia 20 de Maio decorre a Semana da Platina, em Londres. Este fórum sobre metais preciosos, com incidência na platina, promovido pela Bloomberg Intelligence, terá oradores como Chris Griffith, CEO da Anglo American Platinum, sedeada na África do Sul.

Ainda no domínio das "commodities", destaque também para o "ouro negro". O Instituto Americano do Petróleo (API, que é uma entidade privada) divulga as suas estimativas para os inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos – que serão depois comparadas com os dados oficiais, no dia seguinte, apresentados pela Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia).


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub