Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira os CTT começam a distribuir o dividendo de 48 cêntimos por acção aos seus accionistas. Ainda por cá, o Banco de Portugal divulga os indicadores coincidentes para a actividade económica, relativos a Abril. Em Bruxelas, Praet e Constâncio, membros do BCE, falam sobre integração bancária.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 19 de maio de 2017 às 07:30
CGD com perdas de 39 milhões no primeiro trimestre…

A Caixa Geral de Depósitos reportou um prejuízo de 39 milhões de euros no primeiro trimestre. O CEO, Paulo Macedo, afirmou que os resultados ficaram " em linha com o plano estratégico". O resultado da CGD deveu-se ao programa de rescisões que tem em curso. Além disso, as imparidades voltaram a subir.


Comparando com o trimestre homólogo, houve uma melhoria das contas, já que entre Janeiro e Março de 2016 o banco apresentou perdas de 74 milhões de euros.



… e Sonae com queda dos lucros

A Sonae também divulgou ontem as suas contas dos primeiros três meses do ano, após o fecho da bolsa nacional, tendo anunciado lucros de oito milhões de euros – uma queda de 72% face aos 30 milhões registados no mesmo período do ano passado. A diminuição do resultado líquido é sobretudo explicada pelos ganhos não recorrentes que beneficiaram o resultado de há um ano. Já as vendas aumentaram 6%, para 1,278 mil milhões de euros.

As acções estarão a reagir hoje, na praça lisboeta, aos números apresentados pela empresa co-liderada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério. Na passada segunda-feira, 15 de Maio, a Sonae começou a distribuir aos seus accionistas um dividendo bruto de quatro cêntimos por acção. A remuneração total destinada aos accionistas, por conta dos resultados de 2016, ascende a 58,2 milhões de euros. 



Bolsas mundiais: depois de Trump, foi a vez de Temer

Na quarta-feira as bolsas mundiais estiveram a ser pressionadas pelas notícias provenientes dos EUA e que apontam para que Donald Trump tenha passado informação confidencial à Rússia e tenha também pedido ao ex-director do FBI, James Comey, que demitiu na semana passada, para "deixar passar" a investigação ao seu ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn. Na quinta-feira, foi um escândalo de subornos envolvendo o presidente brasileiro, Michel Temer, que pôs os mercados accionistas no vermelho.

Perante este clima de pressão política, os investidores têm estado a refrear-se e o desempenho das praças bolsistas tem vindo a acusar esse recuo. Hoje será dia de recuperação da confiança?


BdP divulga indicadores da actividade económica

Já com os dados do PIB do primeiro trimestre conhecidos, o Banco de Portugal divulga os indicadores coincidentes para a actividade económica, relativos a Abril. No mês anterior, esses dados mostraram uma subida de 2% para a actividade económica e de 2,3% para o consumo privado.

Na Zona Euro, destaque para a estimativa rápida do índice de confiança dos consumidores, relativo a Abril.

 


Integração bancária europeia em evidência

Peter Praet, membro do conselho executivo do BCE e economista-chefe do mesmo, vai moderar um painel em Bruxelas dedicado ao tema "Como abordar o nível ainda baixo de integração bancária", numa conferência do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia sobre integração dos mercados financeiros.

Também Vítor Constâncio, vice-presidente daquela autoridade monetária, discura na mesma conferência, num painel sobre "União bancária e união dos mercados de capitais: interacção e sinergias". 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 19.05.2017

Em Almeida Caciquismo, em 2017 ?, A CGD com pouco significado na Região, nem a Câmara municipal a usa para pagamentos ao seu Pessoal, conseguir mobilizar os munícipes para uma causa que lhes é inócua, trata-se de Caciquismo, Vergonha.

Conselheiro de Trump 19.05.2017

Sabemos que esta parcelita de dinheiro 39.000.000 de euros para um banco,e com a pujanca da cx nao e nada,mas sera que a cx comunicou a policia a perda desse dinheiro,estasse a falar de milhoes?