Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira arrancam as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia. Na Zona Euro, destaque para os dados da construção relativos a Abril. Quanto aos juros da dívida nacional, poderão descer em reacção à melhoria da perspectiva da Fitch para a evolução da qualidade do crédito de Portugal.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Reino Unido e União Europeia começam a negociar o Brexit

As negociações para o Brexit vão arrancar esta segunda-feira. A confirmação surgiu através de um comunicado conjunto do Reino Unido e da Comissão Europeia na semana passada.

De acordo com o  comunicado, as negociações, que arrancam depois das eleições britânicas, nas quais a primeira-ministra Theresa May saiu sem maioria parlamentar, vão decorrer em Bruxelas. 19 de Junho era a data agendada antes das eleições para o arranque das negociações e ficou confirmada na passada quinta-feira.



Fitch subiu perspectiva de Portugal. Juros vão aplaudir?

A agência de notação financeira Fitch anunciou na sexta-feira, 16 de Junho, uma melhoria da perspectiva ("outlook") para a evolução da qualidade do crédito de Portugal, de estável para positiva. A justificar esta revisão em alta da perspectiva para Portugal, a agência de notação financeira aponta o facto de o défice orçamental do país ter sido "marcadamente reduzido em 2016, para 2% do PIB, contra 4,4% em 2015, levando ao encerramento do Procedimento por Défice Excessivo onde se encontrava desde 2009".


Ter uma perspectiva "positiva" é o primeiro passo para ser depois elevado o rating soberano – que está a um nível de sair do lixo tanto no caso da Fitch como da S&P e Moody’s. Embora a decisão já fosse antecipada, é provável que este anúncio se reflicta hoje numa descida dos juros da dívida portuguesa.



Os números da construção na Zona Euro

O Eurostat divulga esta segunda-feira os dados de Abril relativamente à construção na Zona Euro. Em Março, a produção na construção em Portugal cresceu 1,3%, em comparação com o mesmo mês de 2016, um número inferior ao aumento de 3,6% na Zona Euro e 3,7% na União Europeia.

Fora da Europa, destaque para os números referentes ao comércio no Japão em Maio, bem como para os preços dos imóveis na China - também no que diz respeito a Maio.


Política monetária em foco

Hoje será também dia de mais discursos no âmbito da política monetária. O presidente da Fed de Nova Iorque, William Dudley, participa numa mesa redonda com empresas em Plattsburgh (Nova Iorque), ao passo que o presidente da Fed de Chicago, Charles Evans, debate as actuais condições económicas e a política monetária da Reserva Federal num evento da Universidade de Nova Iorque.

Deste lado do Atlântico, Danièle Nouy, a líder do Mecanismo Único de Supervisão – que agrega o Banco Central Europeu como supervisor máximo e as autoridades nacionais – faz o discurso introdutório numa reunião do comité de assuntos económicos e monetários do Parlamento Europeu.

 


Partido de Macron vence legislativas em França

O partido do Presidente francês, Emmanuel Macron, venceu a segunda volta das eleições legislativas de domingo, 18 de Junho, com maioria absoluta, anunciou o Ministério do Interior pelas 00:01 de Lisboa, quando estavam já definidos 513 dos 577 assentos da Assembleia Nacional francesa.

Este resultado veio ao encontro do que se esperava, depois da primeira volta, pelo que os mercados deverão saudar o facto de se iniciar a semana com menos um foco de incerteza.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

2% oferta de préstamo APMene Nombre Bennett Soy de Chicago, EE.UU., se casó, yo estaba buscando una compañía de préstamos de bienes durante los últimos 5 meses, y todo lo que me consiguió un par de ladrones que les Fiduciario aportadas y, al final, se llevaron a mi el dinero se perdió nada a cambio,

pub