Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

No dia em que termina a época de apresentação de resultados em Portugal, o INE divulga a evolução do PIB do segundo trimestre e o Eurostat publica a evolução da inflação da Zona Euro em Agosto e da taxa de desemprego em Julho.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nuno Carregueiro 31 de agosto de 2017 às 07:30
PIB do segundo trimestre em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta quinta-feira a segunda estimativa para a evolução do produto interno bruto (PIB) do segundo trimestre de Portugal, um relatório que dará mais indicações sobre quais foram os sectores que mais puxaram pela economia portuguesa. A primeira leitura apontou para um crescimento de 2,8% em termos homólogos. Se este valor for confirmado, a economia nacional cresceu ao mesmo ritmo do registado nos primeiros três meses do ano. Se for anunciada uma revisão em alta, a economia acelerou para o crescimento mais forte em mais de 10 anos.


Fecha a época de apresentação de resultados em Lisboa

Termina hoje, 31 de Agosto, a época de apresentação de resultados do primeiro semestre para as cotadas portuguesas. Depois das maiores cotadas terem já reportados as contas dos primeiros seis meses do ano, estão ainda por conhecer os números de algumas empresas. É o caso da Reditus, Cimpor e Ibersol. A empresa do sector da restauração é a única que é acompanhada pelos analistas, sendo que o CaixaBI tem uma perspectiva de 7,7 milhões de euros de lucros, o que representa uma queda de 13,3% em relação ao mesmo período de 2016.


Inflação e desemprego na Zona Euro

O presidente do BCE tem repetido que ainda é cedo para retirar os estímulos à economia pois a subida da inflação não é sustentável. Esta quinta-feira Mario Draghi tem mais um dado para avaliar se a sua perspectiva se mantém, pois o Eurostat vai publicar a estimativa para a evolução homóloga dos preços em Agosto. Os economistas estimam um aumento de uma décima na taxa, para 1,4%. O gabinete de estatística da União Europeia vai também publicar a taxa de desemprego de Julho, com as estimativas dos economistas a apontarem para a manutenção da taxa em 9,1%.


Mais dados da economia dos EUA

Depois do Departamento do Comércio ter revelado que o PIB dos EUA cresceu 3% no segundo trimestre (ritmo mais elevado em mais de dois anos), hoje vão ser revelados mais dados sobre a economia norte-americana. As estimativas dos economistas apontam para um aumento de 0,4% nos gastos dos consumidores em Julho, o que representa uma aceleração face a Junho (+0,1%). Serão revelados também os dados dos novos pedidos de subsídio de desemprego e as vendas de casas em segunda-mão.

 


Família reforça na Mota-Engil 

Depois de ter revelado resultados do primeiro semestre acima das estimativas dos analistas, a Mota-Engil revelou ontem após o final da sessão que o seu maior accionista reforçou no capital da construtora. A Mota Gestão e Participações (MGP) comprou 51% do capital da António Lago Cerqueira, passando a deter 64,67% do capital da Mota-Engil.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub