Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira a Apple apresenta as suas novidades para a próxima “temporada”, esperando-se três novos iPhones. Por cá teremos os dados da inflação e o Banco de Portugal divulga os números da concessão de crédito e malparado.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Cotadas portuguesas em foco

Os investidores têm hoje vários focos a que prestar atenção na bolsa portuguesa. Isto depois de ontem terem sido conhecidos os resultados da OPA do Montepio sobre as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral. As unidades de participação da CEMG deixam o índice PSI-20 com menos uma cotada a partir desta terça-feira, 12 de Setembro. E vão ser primeiro suspensas de negociação e depois excluídas.

Além disso, a Corticeira Amorim comprou, por três milhões de euros, a francesa S.A.S. Sodiliège, e há ainda a notícia de que a  Fosun voltou a reforçar no capital do BCP, detendo agora mais de 25% do capital do banco liderado por Nuno Amado.



Inflação em Portugal no centro das atenções

Esta terça-feira teremos novos dados económicos que permitirão medir o pulso às economias. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços no consumidor em Agosto. Além disso, teremos também os dados do BPStat (serviço do Banco de Portugal que disponibiliza estatísticas na internet) relativos à concessão de crédito e ao malparado. No resto da Europa, destaque para os números da inflação de Agosto no Reino Unido.

Fora da Europa, estarão em foco as vendas a retalho no Brasil, referentes a Julho, bem como a inflação na Argentina.



Apple apresenta novos modelos do iPhone

Este é um dos acontecimentos mais aguardados dos fãs da tecnologia. Esta terça-feira, em Cupertino, Califórnia, a empresa liderada por Tim Cook revela os seus novos produtos. A especulação dura há alguns meses até porque este ano se assinalam os 10 anos do lançamento do primeiro iPhone.

De acordo com os especialistas ouvidos pela Bloomberg, a Apple deverá apresentar novos modelos do iPhone e uma versão actualizada do AppleWatch. O preço do modelo premium do iPhone deverá ser de 1.000 dólares. Este modelo, de comemoração dos 10 anos de iPhone, perde os números e ganha uma letra: o "x".


OPEP apresenta relatório mensal do petróleo

Os preços do petróleo estiveram em alta, na semana passada, depois de o furacão Irma, um dos mais fortes do último século, se ter dirigido para a Florida. Isto depois de o furacão Harvey ter obrigado ao encerramento de refinarias e ter reduzido em 8% a produção dos Estados Unidos. Nesta altura em que o "ouro negro" está a ser afectado pelos furacões, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o relatório mensal sobre o mercado petrolífero.

Além do relatório da OPEP, há mais novidades hoje no sector da energia, com a Agência Internacional da Energia (AIE) a apresentar o seu outlook de curto prazo para o sector.


Por outro lado, será publicado o relatório do Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) com as estimativas para a oferta e procura agrícola em termos mundiais no mês de Setembro. Ainda no mesmo sector, a Austrália apresenta as suas projecções para a produção de trigo, cevada, canola e algodão.

 


Conferência sobre tecnologia abre em Las Vegas

A Conferência de Tecnologia do Deutsche Bank, de dois dias, arranca hoje em Las Vegas. Entre os oradores estarão presentes o gestor geral de ligação em rede e segurança da Cisco Systems, David Goeckeler, bem como o vice-presidente executivo do departamento do produto Office da Microsoft, Rajesh Jha.

Por outro lado, os accionistas da empresa de concessão de crédito hipotecário Home Capital Group irão votar hoje em Toronto a proposta da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, de aumentar a sua posição na companhia de 20% para 38%.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ecoonline = FOSUN + NORGES BANCK Há 1 semana

NOTICIA ECOONLINE NORGES BANK e FOSUN aumentaram ontem as suas POSIÇÕES no MILENIUM BCP FOSUN já DETEM mais de 25 % do BCP a qualquer altura já PODERÁ OPAR o MILENIUM BCP

pub