Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira o Banco de Inglaterra decide a sua política monetária e os EUA divulgam os valores da inflação de Agosto. Por cá, destaque para os números da actividade turística em Julho.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 14 de setembro de 2017 às 07:30
Cimpor reage aos resultados semestrais

Ontem a Cimpor reportou os seus resultados do primeiro semestre, tendo anunciado um resultado líquido negativo de 198,6 milhões de euros, um valor que a empresa justificou com o reconhecimento de imparidades dos activos no Brasil, mas que ainda assim representou uma melhoria face às perdas de 526,7 milhões registadas no final de Junho de 2016. As contas foram apresentadas após o fecho da bolsa nacional, pelo que as acções estarão hoje a reflectir a reacção dos investidores a estes números.


Lá fora, destaque para a apresentação das contas, esta quinta-feira, da Hermès International e da Oracle.



Gas Natural continuará a impulsionar a EDP?

As acções da EDP encerraram ontem a subir 0,69% para 3,344 euros, tendo chegado a disparar 1,66% durante a sessão, para 3,376 euros, o que correspondeu ao valor mais elevado desde 11 de Setembro de 2015.

A contribuir para esta evolução positiva da empresa liderada por António Mexia estiveram as notícias em torno do alegado interesse da Gas Natural numa fusão com a eléctrica nacional. Já em Julho tinha sido noticiado que a companhia espanhola estava interessada neste cenário, mas as empresas desmentiram a existência de qualquer negociação.



Banco de Inglaterra decide política monetária

O Banco de Inglaterra realiza a sua reunião mensal de política monetária, não se esperando que mexa nas taxas de juro. Ainda em matéria de política monetária, teremos também a decisão do Banco Nacional da Suíça.

Por outro lado, o vice-governador do Banco do Canadá, Lawrence Schembri, e a vice-governadora sénior Carolyn Wilkins lideram um workshop sobre política monetária e as metas para a inflação.


Taxa de inflação recupera nos Estados Unidos?

Em matéria de divulgação de dados económicos, o dia será marcado pela publicação de indicadores relevantes em ambos os lados do Atlântico. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os números da actividade turística em Julho.

Nos EUA será publicado o índice de preços no consumidor em Agosto e os economistas consultados pela Bloomberg antecipam uma taxa de inflação homóloga de 1,8% (contra 1,7% no mês anterior] – aproximando-se assim mais da meta definida pela Fed, que é de 2%. Ainda nos Estados Unidos, teremos também os números dos pedidos de subsídio de desemprego, na semana passada [anterior: 298 mil].

 


AIE apresenta perspectivas para a energia

A Agência Internacional de Energia (AIE) publica o seu "outlook" para a energia a nível internacional em 2017, depois de na véspera ter apresentado o seu relatório mensal para o petróleo.

Ainda no mesmo sector, a Administração de Informação em Energia (EIA – sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresenta os dados relativos aos inventários semanais de gás natural.


Por sua vez, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações de produtos agrícolas na semana passada.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar