Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, o INE divulga os dados da actividade dos transportes no segundo trimestre e a Galp começa a pagar o dividendo de 25 cêntimos por acção. Destaque também para a reacção, na Europa, à decisão da Fed de começar a reduzir o seu balanço a partir de Outubro. Em foco teremos ainda o Boletim Económico do Banco Central Europeu e os dados da inflação no Brasil.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Negócios 21 de setembro de 2017 às 07:30
Responsáveis europeus reunidos

Está agendada para esta quinta-feira a conferência anual do Comité Europeu do Risco Sistémico, em Frankfurt. Mario Draghi, presidente do BCE, será o responsável pelo discurso de abertura. Estarão ainda presentes o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, o vice-presidente do BCE, Vitor Constâncio, e o governador do Riksbank, Stefan Ingves.

Ainda no dia de hoje, também em Frankfurt, decorre a conferência do BCE: "Entender a inflação", onde estará Vítor Constâncio. 



Actividade dos transportes em foco

Hoje serão divulgados mais dados que permitirão medir a temperatura a algumas economias. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados da actividade dos transportes no segundo trimestre. Além disso, será também publicado o Boletim Económico do Banco Central Europeu.

No campo empresarial, serão apresentadas as contas trimestrais do britânico Manchester United e por cá a Galp Energia paga dividendo de 25 cêntimos por acção.



Brasil: a inflação e as projecções económicas

Hoje serão divulgados os dados da inflação trimestral no Brasil. Além disso, o Banco Central do Brasil irá publicar novas projecções económicas, que poderão apresentar perspectivas acerca do rumo do banco central em matéria de flexibilização da política monetária.

Por outro lado, nos Estados Unidos serão divulgados os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego, na semana passada [anterior: 284 mil], bem como os indicadores económicos avançados em Agosto [anterior: 0,3%; estimativa: 0,2%].


Mercados europeus reagem à Fed

A Reserva Federal dos EUA manteve inalterada a taxa dos fundos federais, mas anunciou que começará no próximo mês a reduzir o ritmo do reinvestimento de activos que foram adquiridos nos antigos programas de compras.  A redução do balanço - avaliado em 4,5 biliões de dólares - começará em Outubro, segundo o comunicado das decisões de política monetária tomadas na reunião de dois dias que ontem terminou.

Em Wall Street, as bolsas ainda reagiram a esta notícia, tendo o Dow Jones e o S&P 500 encerrado em alta, mas na Europa será hoje que os investidores vão deixar reflectir o seu sentimento relativamente às decisões do banco central norte-americano. 

 


Gás natural e agricultura destacam-se nos EUA

A Administração de Informação em Energia (EIA – sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresentará o seu relatório com os dados semanais sobre os inventários de gás natural.


Ainda no que diz respeito às matérias-primas, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações de produtos agrícolas na semana passada.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
AdelinoIsidoro Amado Há 1 dia

Interessante.Compre Impresa a acção que irá valorizar 40% e até 31/12/2017.Tr.AMADO.

pub