Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

As contas dos grandes bancos norte-americanos no terceiro trimestre deverão marcar o rumo dos mercados no final desta semana. Em Lisboa as atenções estão centradas no Orçamento do Estado.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nuno Carregueiro 12 de outubro de 2017 às 07:30
Banca dos EUA arranca com época de resultados

São vários os bancos norte-americanos que reportam os seus resultados relativos ao terceiro trimestre do ano. JPMorgan e Citigroup apresentam contas esta quinta-feira, enquanto o Bank of America e o Wells Fargo reportam resultados no último dia da semana. Os analistas estão a contar com números pouco animadores, já que a fraca volatilidade dos mercados terá penalizado a actividade de banca de investimento. "Os resultados do terceiro trimestre dos grandes bancos deverão ser mornos", afirmou à Reuters o analista da Argus Research. Stephen Biggar acrescentou que as receitas de corretagem devem descer devido à baixa volatilidade e o crescimento do crédito permanece estável, ou ligeiramente negativa".


Governo aprova Orçamento do Estado

O Governo de António Costa aprova esta quinta-feira o Orçamento do Estado para 2018, que será depois apresentado e entregue na Assembleia da República no dia seguinte. Já são várias as medidas que se sabe vão constar no documento, como o alívio do IRS para muitas famílias, o descongelamento das carreiras na função pública e o cenário macro-económico, que aponta para um crescimento mais brando da economia. Veja aqui todas as notícias sobre o Orçamento.


Teixeira Duarte ganha obra na Argélia

O anúncio de adjudicação de obras pública de dimensão relevante tem tido impacto positivo na cotação das construtoras nacionais. Foi isso que aconteceu mais recentemente com a Mota-Engil quando comunicou ao mercado contratos no mercado Africano e o mesmo deve agora suceder com a Teixeira Duarte. A empresa liderada por Pedro Teixeira Duarte revelou que ganhou uma obra de 137 milhões de euros na Argélia, um mercado que em 2016 ganhou peso no volume de negócios da cotada, com a facturação superior a 100 milhões de euros a representar já 9% do total.


Draghi em Washington

O anterior presidente da Fed, Ben Bernanke, apresenta esta quinta-feira um "paper" sobre política monetária. O evento, que decorrerá no Peterson Institute for International Economics, em Washington, contará com a presença de Mario Draghi (presidente do BCE) e Lael Brainard (governador da Fed), pelo que o mercado poderá receber mais pistas sobre a evolução da política monetária dos dois bancos centrais mais relevantes do mundo.  


Dados económicos na Europa e EUA

Esta quinta-feira vão ser revelados dados económicos em várias geografias, com destaque para os Estados Unidos (novos pedidos de subsídio de desemprego e índice de preços na produção) e Zona Euro (produção industrial). Na China será conhecida a evolução das exportações e importações de Setembro. Em Portugal o INE revela a inflação do mês passado. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub