Jogo da Bolsa "Nos mercados transacciona-se, antes de tudo, informação"

"Nos mercados transacciona-se, antes de tudo, informação"

O Jogo da Bolsa, a maior iniciativa sobre o mercado de capitais em Portugal, dá aos participantes a oportunidade de em ambiente real, com 100 mil euros virtuais, colocar em prática os conhecimentos sobre os mercados.
A carregar o vídeo ...
Mariana Adam 20 de outubro de 2017 às 17:00

Durante quatro semanas, de 30 de Outubro a 24 de Novembro, os participantes do Jogo Da Bolsa vão negociar nos mercados em tempo real, colocando em prática os seus conhecimentos sobre os mercados. 

Os jogadores vão ter 100 mil euros virtuais, para construir a sua carteira de investimentos, escolher vários activos financeiros e aplicar as suas estratégias de investimento. No final ganha quem realizar mais dinheiro.

As regras são muito semelhantes ao mercado de capitais, por isso os conselhos do director de negociação da GoBulling são semelhantes aos que dá aos seus clientes. "Às variáveis macro-económicas, às decisões por parte de bancos centrais ou na componente mais micro, acompanhar o calendário de apresentação de resultados das empresas, sobretudo daquelas mais relevantes como as tecnológicas que têm um grande impacto sobretudo no mercado norte-americano. Que condicionam o desempenho dos mercados", explica João Queiros. Lembrando que "curiosamente o calendário do jogo deste ano vai coincidir com a apresentação de resultados das empresas europeias". Ou seja, é preciso nunca esquecer a velha máxima: "Nos mercados transacciona-se, antes de tudo, informação".

O PSI-20 não é habitualmente uma das primeiras escolhas destes concorrentes, mas o especialista acredita que este ano pode ser uma opção. A praça portuguesa "é uma das bolsas de acções com melhor desempenho, não só nos países da periferia, mas como até da Europa. Por isso, pode haver a tentação para acompanhar esta evolução. Este jogo pode calhar com a aprovação do Orçamento do Estado, no Parlamento, ou com algum anúncio como por exemplo a redução da dívida soberana e pode ter algum impacto e constitui uma motivação para investir no mercado português".

Como nos mercados há sempre surpresas no Jogo da Bolsa, o especialista diz que nos últimos 12 anos e com mais de 35 mil participantes, todos os anos se assiste "a uma grande volatilidade nas primeiras dez posições", "há sempre a possibilidade de quem está a meio da tabela conseguir ter uma estratégia mais ganhadora e estar mais à frente. Ou descobrindo um activo que esteja subavaliado pelo mercado e conseguir encaixar-se nas posições cimeiras".

E quanto tempo é preciso dedicar ao jogo por dia? O director de negociação da GoBulling conta que "há concorrentes que são muito dedicados e acompanham muito afincadamente porque provavelmente têm essa disponibilidade, mas há também investidores que estão mais distanciados e que acompanham mais à distância, afinando as suas posições". Em resumo, o Jogo da Bolsa "não exige um acompanhamento muito afincado" se seguir uma estratégia que pode começar a ser treinada desde já, porque embora o Jogo só arranque a 30 de Outubro os participantes podem começar a jogar logo que se inscrevam, no dia do início a conta volta aos 100 mil euros e o jogo é ‘a sério’".

O passatempo decorrerá entre as 00:00 horas de 30 de Outubro e as 23:00 do dia 24 de Novembro de 2017.

As inscricões são gratuitas até às 23:59 do dia 28 de Outubro. E os prémios para os melhores "investidores" são 10 - o primeiro no valor de 2500 euros.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub