Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

As reacções aos resultados do BPI, a Catalunha e o suspense sobre o próximo presidente da Reserva Federal dos EUA são os principais destaques, num dia em que não está agendada qualquer apresentação de resultados de cotadas em Portugal.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Sara Antunes 20 de outubro de 2017 às 07:30
BPI: Investidores reagem aos resultados

O BPI reportou um lucro de 23 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Um número bastante menor do que os lucros obtidos no ano passado, mas muito superior aos prejuízos estimados pelos analistas do CaixaBI que apontavam para 28,8 milhões de euros. Na conferência,  Pablo Forero, presidente executivo do BPI, revelou que o investimento que o CaixaBank fez no BPI vai ser mais rentável do que o inicialmente previsto graças à redução dos custos de reestruturação.



Catalunha continua sob os holofotes

Depois de Madrid ter já anunciado que vai avançar com o artigo 155.º da Constituição, que prevê a suspensão da autonomia e convocação de eleições regionais antecipadas, os investidores estão cautelosos para perceber como vão ser os desenvolvimentos. Isto, num dia em que a Moody’s deverá publicar um relatório sobre o "rating" de Espanha. 



Liderança da Fed condiciona dólar

O final de quinta-feira foi pautado por mais um volte-face no que respeita à liderança da Reserva Federal (Fed) dos EUA. Depois de já ter sido noticiado que Janet Yellen ia ser substituída no final do mandato, que termina em Fevereiro, por um economia que defende uma política monetária com juros mais altos, ontem ganhou força o oposto. O nome de Jerome Powell, um defensor de políticas monetárias mais suaves, é dado, pelo Politico, como o grande candidato a suceder a actual presidente do banco central. O que acabou por pressionar o dólar contra as principais moedas, já que esta perspectiva deita por terra as expectativas em torno de um acelerar do aumento de juros nos EUA. Por outro lado, esta notícia, que surgiu depois de Yellen ter saído de um encontro com Donald Trump, acabou por até sustentar as bolsas. 


Brexit em debate na Cimeira Europeia

Os líderes europeus discutem os desenvolvimentos em torno do Brexit numa cimeira que decorre desde quinta-feira em Bruxelas. Não se prevêem novos dados, mas os investidores estarão atentos às declarações que serão feitas pelos responsáveis.

 


Resultados marcam agenda

A época de resultados continua. Esta sexta-feira serão conhecidos os números da Procter & Gamble, da Daimler e da General Electric. Em Portugal, não está prevista qualquer apresentação. Depois do BPI, que deu o tiro de partida, só na terça-feira, 24 de Outubro, a Impresa reporta os seus resultados dos primeiros nove meses do ano. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub