Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, destaque para os dados do INE relativos ao comércio internacional em Setembro, bem como as estatísticas dos transportes e comunicações em 2016. Além disso, a Comissão Europeia actualiza as suas previsões económicas.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 09 de novembro de 2017 às 07:30
Comércio, transportes e comunicações em foco por cá

Esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas do comércio internacional relativas a Setembro.

Além disso, o INE vai ainda divulgar o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, no que diz respeito a Setembro, bem como as estatísticas dos transportes e comunicações em 2016.



Comissão Europeia actualiza previsões económicas

A Comissão Europeia actualiza hoje as suas previsões económicas para a Zona Euro. Já o Banco Central Europeu (BCE) publica o seu boletim económico.

Ainda na Europa, teremos os dados relativos à produção industrial de Setembro no Reino Unido, bem como a confiança dos empresários franceses em Outubro.


Nos EUA, destaque para os pedidos de subsídio de desemprego, na semana passada [anterior: 229 mil ; estimativa: 230 mil].



Nos reage aos resultados dos primeiros nove meses

A Nos divulgou ontem, após o fecho da bolsa, os seus resultados entre Janeiro e Setembro, tendo reportado lucros de 105,5 milhões de euros, um aumento de 34,5% face ao período homólogo do ano passado. As acções da operadora estarão hoje a reagir em bolsa a estas contas.

Lá fora, destaque para a divulgação das contas de empresas como o Commerzbank, Disney e Adidas.


Política monetária domina atenções

Esta quinta-feira vários responsáveis de bancos centrais marcarão presença em diferentes eventos. Danièle Nouy, que lidera o Mecanismo Único de Supervisão (sistema de supervisão bancária da UE), irá testemunhar perante o Parlamento Europeu. Já Benoît Coeure, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, participa num painel de debate na 10.ª edição das Jornadas da Economia que tem lugar em Lyon (França).

Outro membro do conselho executivo do BCE, Yves Mersch, discursa no fórum "Banca & Tecnologia" que se realiza em Viena (Áustria). Ainda do mesmo conselho executivo, teremos Sabine Lautenschlaeger a discursar na conferência "Interacções ao nível prudencial, monetário e financeiro no mundo da pós-crise", que decorre em Washington.


Destaque ainda para o governador do Banco de França, François Villeroy de Galau, que é orador num evento em Bruxelas, bem como para o presidente do banco central suíço, Thomas Jordan, que fala num evento em Frankfurt sobre a independência dos bancos centrais.

 


Negociações do Brexit retomam

O negociador do lado da Comissão Europeia, Michel Barnier, e o responsável britânico, David Davis, retomam as negociações em relação à saída do Reino Unido da União Europeia. O encontro está agendado para esta quinta-feira, em Bruxelas.

Recorde-se que, no passado dia 2 de Novembro, o Banco de Inglaterra subiu juros pela primeira vez em mais de uma década. Este aumento era já esperado por analistas e investidores e as atenções estão agora viradas para o futuro. As apostas apontam para novas subidas de juro no final de 2018, mas tudo pode mudar, consoante o impacto do Brexit na economia.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar