Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira teremos em destaque os resultados da Sonae Capital e Sonae Indústria, bem como os dados da inflação de Outubro na Zona Euro e a apresentação do primeiro camião eléctrico da Tesla.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 16 de novembro de 2017 às 07:30
Sonae Capital e Sonae Indústria reportam contas e Sonae SGPS reage às suas

A Sonae Capital e a Sonae Indústria apresentam hoje, após o fecho da bolsa, as suas contas dos primeiros nove meses do ano. Por seu lado, a Sonae SGPS estará a reagir aos resultados divulgados ontem após o fecho da bolsa nacional. A dona do Continente fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 137 milhões de euros, menos quatro milhões do que há um ano mas claramente acima das estimativas dos analistas, e vendas de 4,1 mil milhões de euros (mais 6,9%). Já a dívida líquida diminuiu 30 milhões.

No radar dos investidores estará também a Galp, numa altura em que se sabe que o furo na bacia do Alentejo só avança se o governo deixar, bem como a Soares da Costa [detida a 33% pela SDC Investimentos], que ontem entregou o novo Plano de Revitalização - no qual considera que fará face aos défices de tesouraria e encargos com a reestruturação através de receitas de 21,2 milhões de euros, dos quais 20 milhões com venda de activos em Moçambique.


Destaque ainda para os CTT, que abriram a porta à saída de 300 trabalhadores, bem como para a Pharol, que afundou mais de 5% após pedido de reembolso de 750 milhões pela ESI.


Lá fora, o destaque vai para as contas da Wal-Mart e da Vivendi e para a evolução da Altice em bolsa – que ontem recuperou 8% depois de admitir vender activos para reduzir dívida



Tesla apresenta o seu primeiro camião eléctrico

Elon Musk, CEO da fabricante de veículos eléctricos Tesla, apresenta hoje o seu primeiro camião de longo curso totalmente movido a electricidade, com autonomia para mais de 300 quilómetros. O protótipo vai ter uma autonomia entre os 320-480 quilómetros e tem o nome de Tesla Semi. O objectivo de Elon Musk será lançar este camião no espaço de dois anos e desde Agosto passado, quando se soube da sua existência, que se espera pela sua apresentação oficial.

Recorde-se que a maior fabricante mundial de camiões, a alemã Daimler, vai começar a produzir este ano um camião de entregas eléctrico: o Fuso Ecanter, produzido na fábrica do Tramagal em Portugal, com autonomia para 100 quilómetros e com capacidade para transportar 4,6 toneladas.



Inflação na Zona Euro em destaque

Esta quinta-feira, serão vários os indicadores de relevo que vão ser apresentados. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados relativos ao comércio internacional por características das empresas, em 2016.


Na Zona Euro, destaque para o índice de preços no consumidor, em Outubro [anterior: 1,5%; estimativa: 1,4%].

Do outro lado do Atlântico, como habitual, serão conhecidos os pedidos de subsídio de desemprego relativos à semana passada. E será ainda divulgado o índice de preços na importação e exportação, bem como a produção industrial de Outubro. 


Isabel dos Santos fora da Sonangol já não decide sobre o BCP

Isabel dos Santos foi ontem afastada da liderança da Sonangol. A sua exoneração da presidência do conselho de administração da petrolífera angolana reduz a sua influência no BCP e na Galp Energia – pois era através da petrolífera que detinha poder em ambas as empresas.

Quando João Lourenço substituiu José Eduardo dos Santos na presidência de Angola, em Agosto passado, um dos dossiês que herdou dizia respeito à participação da Sonangol no BCP. A empresa angolana detinha, em Junho, uma posição de 15,24% do banco sob o comando de Nuno Amado.

Recorde-se que a Fosun assumiu o papel de principal accionista, no final do ano passado, altura em que a Sonangol pediu autorização para poder, também, superar a barreira dos 20%. O objectivo era não dar o poder do banco ao accionista chinês sem contrapartida. Só que a Fosun tem, neste momento, 25% da instituição financeira e a autorização do Banco Central Europeu para a expansão da posição da Sonangol, praticamente 10 pontos percentuais abaixo, extingue-se até ao final do ano. A luz verde conseguida pela liderança de Isabel dos Santos já não será exercida sob a sua presidência. E ainda não se sabe se haverá reforço. 

 


Gás natural e produtos agrícolas em foco nos EUA

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresenta os dados relativos aos inventários de gás natural na semana passada nos Estados Unidos. Ontem foi anunciado um aumento das reservas semanais de crude, o que levou a uma queda dos preços do petróleo – que, por sua vez, empurrou as acções europeias para a maior série de perdas num ano.


Ainda no que diz respeito às matérias-primas, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações de produtos agrícolas na semana passada.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
MERCADOS SOBEM Há 4 semanas

Mercados asiáticos encerraram em forte alta, Europa deve abrir no verde, E.UA , tudo indica que devem seguir o ciclo de ganhos.