Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística divulga a Conta Satélite do Turismo para Portugal, em 2014/2015. Lá fora, destaque para o facto de estar prestes a terminar o prazo para o Congresso norte-americano aprovar um programa de gastos federais que impeça um "shutdown" parcial nos EUA.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Sonae SGPS e Sonae Sierra reagem a notícias

A Sonae SGPS e a Sonae Sierra estiveram ontem em destaque com novas notícias, a primeira por estar em negociações para comprar supermercados egípcios e a segunda por ter vendido dois centros comerciais.


A dona do Continente está em negociações com o Abraaj Group para adquirir a rede de supermercados da marca Spinneys no Egipto, aliado a um parceiro local, de acordo com a Bloomberg, que citou fontes próximas do processo. Segundo a mesma fonte, ainda não há acordo final entre as partes portuguesa e árabe.

Já os centros comerciais MaiaShopping e GuimarãesShopping, ambos detidos pela Sonae Sierra, vão mudar de mãos. A confirmação foi dada por um anúncio da Autoridade da Concorrência publicado ontem. O novo dono será a seguradora Ocidental. "A operação de concentração em causa consiste na aquisição do controlo exclusivo, pela Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S.A., da sociedade 3Shoppings – Holding, SGPS, S.A.".



Moody’s ameaça cortar "rating" da Altice

A Moody’s reviu o "outlook" da Altice International de "estável" para "negativo", indicando que poderá vir a baixar a notação financeira da empresa que em Portugal controla o Meo. A agência atribui actualmente à Altice um "rating" de B1, que corresponde ao quarto nível de "lixo".

Numa nota publicada ontem, 6 de Dezembro, a Moody’s explicava que esta alteração de "outlook" reflecte "o desempenho mais fraco que o esperado no terceiro trimestre nas receitas em Portugal, bem como a alteração na estratégia do grupo, que está agora à procura de vender activos para reduzir a alavancagem".



Turismo em foco por cá e subsídios de desemprego em destaque nos EUA

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Conta Satélite do Turismo para Portugal, relativa a 2014/2015.


No resto da Europa, destaque para os números da produção industrial de Outubro na Alemanha.


Do outro lado do Atlântico, como habitual às quintas-feiras, serão conhecidos os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego apresentados na semana passada nos Estados Unidos. Estes números antecedem os dados sobre a taxa de desemprego em Novembro, que serão divulgados amanhã.


Termina amanhã prazo para evitar "shutdown" nos Estados Unidos

É já amanhã, 8 de Dezembro, que termina o prazo para delinear nos EUA um plano de gastos federais que evite um "shutdown" [paralisação] parcial e mantenha os serviços do governo em funcionamento. O Congresso tem, assim, de aprovar um programa de despesa até ao final do dia de sexta-feira.

No passado mês de Maio, a Câmara dos Representantes e o Senado – as duas casas do Congresso – aprovaram um projecto de lei no valor de um bilião de dólares para o governo norte-americano ser financiado até 30 de Setembro e não entrar em "shutdown". Agora, é preciso "voltar à carga".


A lei de financiamento do Estado federal norte-americano abrange várias áreas, da Agricultura à Defesa. Em 2011, recorde-se, a aprovação de um aumento do chamado tecto de endividamento dos EUA ["debt ceiling"] demorou, tendo sido criado um grande impasse que levou à paralisação de todos os serviços públicos do país após o Verão - e que levou a que a Standard & Poor's cortasse, pela primeira vez, o rating soberano de triplo A dos Estados Unidos. 

 


Bitcoin estabelece um novo recorde

A criptomoeda mais famosa do mundo voltou a surpreender e ascendeu ontem aos 12 mil dólares por unidade. O anúncio de que os futuros sobre a bitcoin vão passar a transaccionar em bolsa deixou os investidores confiantes no cenário de que a bitcoin está no caminho da legalização.

A bitcoin valia mil dólares no início do ano e, apesar de sucessivos alertas para o perigo de uma enorme bolha prestes a explodir e de muitos altos e baixos, a moeda digital mais famosa do mundo atingiu ontem de manhã os 12.200 dólares. A moeda valorizou mais de 25% apenas este mês de Dezembro e 60% nos últimos 30 dias. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar