Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira os investidores estarão atentos ao evoluir de várias cotadas nacionais perante as novidades mais recentes. Em destaque estará também o desemprego na Zona Euro e a feira tecnológica de Las Vegas.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Negócios 09 de janeiro de 2018 às 07:30
Mexia proposto para CEO da EDP no próximo triénio

António Mexia foi proposto pelo núcleo duro de accionistas da EDP para presidente do Conselho de Administração Executivo, sendo Luís Amado sugerido para presidente do Conselho Geral e de Supervisão, para o triénio 2018-2020. As propostas de nomeações relativamente à composição dos órgãos sociais vão ser votadas pelos accionistas na AG convocada para 5 de Abril pela China Three Gorges (Europe), Oppidum Capital, Senfora, Fundo de Pensões do Grupo Millennium BCP e Sonatrach.

Actualmente, o presidente do Conselho Geral e de Supervisão da eléctrica nacional é Eduardo Catroga, em representação da China Three Gorges (CTG), sendo Luís Amado vice-presidente.



Sonae Capital, Nos e Navigator são as acções preferidas do CaixaBI

O CaixaBI já elegeu as suas cotadas de eleição para 2018. São três as empresas do PSI-20 que conquistam o estatuto de "top picks" e todas de sectores diferentes. A Sonae Capital, que deverá beneficiar do "boom" turístico em Portugal, a Nos, com um desempenho operacional sólido, e a Navigator, que tem um balanço robusto, são as escolhas para 2018.

As empresas do PSI-20 que são acompanhadas por esta casa de investimento apresentam um potencial de retorno médio de cerca de 5% este ano, mas o CaixaBI admite que este cenário possa sofrer alterações, nomeadamente "revisões em alta dos preços-alvo de algumas empresas, baseadas nos resultados que forem apresentados nos próximos trimestres". As estimativas para o banco de investimento apontam para um aumento de 12% nos lucros por acção das cotadas portuguesas.


Relativamente à Navigator, os investidores terão mais um dado a que reagirem na sessão de hoje, depois de a empresa de pasta e papel ter ontem revelado que a venda do seu negócio de pellets nos Estados Unidos poderá render 16,6 milhões de euros.



Bolsa nacional e resto da Europa de vento em popa

O principal índice da bolsa de Lisboa renovou esta segunda-feira máximos de Agosto de 2015 e terminou em alta de 0,53%, impulsionada pelos ganhos de cotadas como EDP Renováveis, Semapa - que chegou a atingir o valor mais elevado de sempre – e dos CTT.

Entre as restantes praças europeias, a sessão foi também de ganhos, tendo as acções europeias renovado igualmente máximos de 2015. A animar as acções europeias têm estado as expectativas em torno de fusões e aquisições, depois de a Novo Nordisk ter feito uma segunda oferta pela Ablynx e de o Handelsblatt ter noticiado que a Cerberus se opôs a uma fusão entre o Deutsche Bank e o Commerzbank.


Taxa de desemprego em queda na Zona Euro

A segunda semana do ano será marcada pela divulgação de um conjunto de indicadores económicos relevantes de ambos os lados do Atlântico. Esta terça-feira, será revelada a taxa de desemprego, na Zona Euro, em Novembro. E as estimativas dos economistas apontam para uma melhoria deste indicador. Os especialistas consultados pela Bloomberg antecipam uma queda para 8,7% face aos 8,8% do mês anterior. 


O INE reviu ontem em baixa de 0,1 pontos percentuais a taxa de desemprego de Outubro em Portugal, para os 8,4%, valor mínimo desde Fevereiro de 2005, estimando para Novembro uma nova descida - para os 8,2%.

Destaque ainda para a apresentação dos dados relativos à produção industrial na Alemanha, bem como as vendas a retalho no Brasil.

 


Feira tecnológica anima Las Vegas

Desde 1967 que Las Vegas recebe o Consumer Electronics Show (CES). Considerada a feira-rainha da tecnologia, já foi o palco de apresentações a nível mundial de inovações como o DVD, Blu-Ray ou as televisões 4K. Este ano, os holofotes deverão incidir sobre a televisão do futuro, carros autónomos, realidade virtual e casas inteligentes. Além disso, a assistente do Google promete ser a protagonista da feira – que no ano passado teve a Alexa, assistente virtual da Amazon, como a estrela do evento.

Ontem, a fabricante automóvel japonesa Toyota apresentou em Las Vegas um carro com o conceito de condução autónoma para serviços como o ride-hailing e as entregas de encomendas, chamado e-Palette.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar