Mercados  5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A agitação está guardada mais para o final do dia, com a decisão da agência de rating DBRS e os resultados da Jerónimo Martins. Antes disso o sector tecnológico estará em destaque.
 5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nuno Carregueiro 21 de Outubro de 2016 às 07:30
DBRS é hoje
Depois de várias semanas a especular acerca da decisão da DBRS sobre o "rating" da dívida portuguesa, hoje é o dia de se saber se a notação financeira atribuída pela agência vai continuar em grau de investimento. Os analistas estão a colocar todas as fichas na manutenção do "rating" em BBB (baixo), o que poderá provocar um alívio nos juros da dívida. Caso contrário - havendo um corte de rating - Portugal poderá saltar fora do programa de compras do BCE, o que representará pressão adicional nas "yields" das obrigações. A decisão vai finalmente ser conhecida esta tarde, mas só depois do fecho da sessão.

Solução para o malparado em breve

Na entrevista que deu ontem à TVI, o primeiro-ministro anunciou que está "para breve" a introdução de uma "medida sistémica" para resolver o problema dos "activos de má qualidade" que penalizam os balanços dos bancos portugueses. Não há ainda um calendário, mas António Costa promete uma solução "boa para a economia" e que não passará pela criação de um "banco mau". A entrevista poderá ter reflexo no desempenho dos bancos cotados em Lisboa.



Jerónimo Martins arranca com época de resultados
A Media Capital já publicou as contas do terceiro trimestre, mas entre as cotadas do PSI-20 o arranque oficial da época de resultados é só esta sexta-feira. Depois do fecho da sessão, a Jerónimo Martins vai anunciar os resultados dos primeiros nove meses do ano, sendo que os analistas do CaixaBI estimam um resultado líquido de 510 milhões de euros, o que a confirmar-se representa um crescimento acima de 100%. A época de resultados prossegue em força na próxima semana, aguardando-se as contas da Impresa, BPI, Navigator, Galp Energia e Semapa. Aqui pode consultar o calendário completo

Muitos resultados para analisar
Lá fora a época de resultados já arrancou há vários dias e ainda ontem condicionaram a sessão em Wall Street, com a American Express a brilhar e a Verizon a desiludir. Hoje é o dia da McDonald's publicar os resultados e os analistas estão a antecipar uma descida nas vendas. A Honeywell International e a General Electric também publicam as contas do terceiro trimestre. Ontem, já depois do fecho da sessão em Wall Street, a Microsoft publicou resultados acima do esperado, o que pode impulsionar o sector tecnológico esta sexta-feira.   


Mega-fusão nos EUA?

O sector tecnológico está em foco esta sexta-feira. Além dos resultados da Microsoft para digerir, os investidores foram ontem surpreendidos com uma notícia da Bloomberg. Gestores da AT&T e da Time Warner discutiram recentemente diversas estratégias de negócio em conjunto, incluindo uma fusão entre as duas companhias. Em reacção a AT&T caiu 1,9%, enquanto a Time Warner subiu 4,7%.




pub